Todo ano a mesma história. A EA diz que FIFA está evoluindo para manter a primeira posição no mercado de games de futebol, enquanto que a Konami diz que a nova versão será o recomeço para a série. Mas até quando PES pretende recomeçar?
Ok, muita gente gosta mais de PES do que de FIFA, e tenho que concordar que mesmo que FIFA seja fantástico, cheio de realismo, este mesmo realismo em algumas vezes estraga o jogo. Alepitekus e eu, num final de semana chuvoso na praia, por acaso estávamos com um de nossos consoles na bolsa (WHAT?Praia e vídeo game?) e fizemos um campeonato jogando no mesmo time enquanto as namoradas dormiam (e em algumas vezes assistiam o desespero dos dois rapazes). Enfim, perdemos quase todas as partidas para máquina na dificuldade máxima de FIFA, mas não por que somos ruins (ah vá!), mas sim porque FIFA 13 na dificuldade máxima é injusto! Todos os times são perfeitos, não erram passes, acertam todas as jogadas. Ahhh mas esse post é sobre PES 2014 certo? Pois bem. PES sempre foi mais divertido.
Alepitekus e Ariel num momento de pura emoção jogando FIFA 13.
Enquanto jogávamos FIFA, praticamente usamos uma Phoenix Down na Konami para que ela melhorasse PES. E talvez este ano isto aconteça. Mesmo com a data da pré E3 realizada pela empresa se aproximando (mais precisamente nesta quinta dia 06, e você acompanha tudo aqui no Combo Infinito), a Konami decidiu liberar vários detalhes sobre as novas funcionalidades de PES. A maior delas, que na verdade todo mundo já sabe (ou não), é o uso de uma nova engine chamada FOX Engine, que nada mais é que a Engine criada pelo pai Kojima. Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid, criou a FOX Engine para seus novos jogos de espionagem mas a Konami gostou tanto do resultado que sua engine está virando um padrão para os próximos lançamentos da empresa. A nova Engine promete trazer fluidez e naturalidade aos movimentos dos jogadores, grande problema das últimas versões da série, onde os jogadores parecem robôs correndo.
Além disso, a Fox Engine também traz diversas implementações no uso da física, tanto da bola quanto no contato dos jogadores. O M.A.S.S. (Motion Animation Stability System) é uma das características de PES 2014, que “estimula o contacto físico entre vários jogadores em animações personalizadas que se sucedem continuamente umas às outras”. Este sistema calcula em tempo real a direção e a força com que um jogador é derrubado para apresentar uma animação adequada à situação, havendo ainda a possibilidade de o jogador conseguir evitar a queda, dependendo de factores como o seu tamanho e força. Ainda bem que não devem ter utilizado o Neymarcomo referência.
Outro fator diferencial de PES 2014 será o que a Konami está chamando de “Heart”. Um jogador poderá mudar a partida e motivar seus companheiros caso faça um gol, ou um jogador que não está muito motivado poderá receber força dos outros jogadores, melhorando seu desempenho e entrega na partida. Esta é uma evolução curiosa, que se funcionar pode mudar bastante a maneira como se comportam os jogadores virtuais.
O PES ID que foi criado para a versão 2013 do game, onde 50 jogadores ajudaram na criação de suas contrapartes virtuais, retornará ao PES 2014, mas o número de jogadores que servirão de molde para a criação de movimentos, passes, chutes e características únicas dobraram, sendo agora 100 colaboradores. Se o Neymarestiver aí, será difícil ficar de pé com ele.
PES ainda trará o Team Play, onde o gamer poderá realizar jogadas com 1 à 3 jogadores, diversificando o modo de jogo, e o The Core, que trará uma reprodução fiel dos estádios e iluminação dos cenários. A forma de se bater penais também mudou, influenciado pelo sistema The Core. Isto ainda não ficou muito claro, e talvez na E3 seja demonstrado pra gente.
Inicialmente, PES 2014 está previsto para PS3, Xbox 360, PC e PSP (eu até listei o Wii U, mas tive que corrigir. Pô, até o PSP receberá o game! #onde_estao_os_games_de_Wii_U?). Nada foi dito sobre a nova geração, mas é provável que a série PES chegue aos próximos consoles apenas em 2014.
Veja as imagens liberadas pela Konami. O trailer de revelação do game você confere aqui.
Vamos torcer para que PES retorne com uma bela evolução, e que FIFA também traga novidades. Afinal, contras de verdade em games de futebol eram mais divertidos na época de Winning Eleven 4. Belos tempos!
A capa, que chega com Neymar no Santos...rs
Os Campeões da Champions 2013
Bayern x Santos? Pode isso Arnaldo?
A bola do jogo com o logo da Fox Engine
Jogadores do Santos batem palmas pra torcida que encheu o estádio de fumaça
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.