A Capcom está de olho no mercado de games digitais, principalmente após o sucesso de vendas de Resident Evil HD Remaster e Revelations 2. A companhia já espera vender mais jogos digitais do que físicos ao final do ano fiscal, que vai terminar em março do ano que vem. Com seus próximos lançamentos, a Capcom já prevê reflexos dessa mudança de mercado.
No ano anterior, foram 8 milhões de jogos em formato físico vendidos e mais de 5 milhões em formato digital. Este ano, a Capcom imagina que venderá 6 milhões de mídias físicas e 7 milhões de jogos em formato digital.
A versão digital remasterizada de Resident Evil vendeu muito bem!
Ainda assim a diferença não é gritante, mas mostra que o consumidor começa a ver algum tipo de vantagem nas mídias digitais, seja por comodidade de poder comprar seus jogos diretamente pelo console, seja pelo preço que muitas vezes fica bem abaixo da média quando acontecem promoções.
Outra forma de se buscar lucros no formato digital é lançar conteúdos adicionais para os games de maior sucesso, aumentando a vida útil dos títulos. A Capcom também busca uma presença maior dentro do Steam, que hoje é uma das principais maneiras de se comprar jogos digitais. Além disso, a desenvolvedora busca outras plataformas online que fazem sucesso em países emergentes.
Com certeza, em tempos difíceis como hoje em dia principalmente quando tratamos de desenvolvedoras japonesas, criar uma nova estratégia de negócio ou aproveitar um mercado que hoje está aquecido, pode fazer grande diferença nos cofres de empresas como a Capcom. A remasterização de jogos como Resident Evil HD Remaster e Resident Evil 0 traz grandes chances de vendas digitais altas, pois o formato do jogo (que geralmente é menor que um lançamento da geração atual, em relação à Mega Bytes) colabora para a boa aceitação do público na hora de comprar o jogo em formato digital.
Fora isso, a velha discussão retorna com essa notícia: o que é melhor, uma mídia física ou digital? Quais vantagens de cada uma delas? Nós discutimos sobre esse assunto no Hitcast 25, e fica bastante evidente que vai muito do gosto do jogador.
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.