

O Game Awards 2016, evento que premia os melhores jogos, estúdios e personalidades ligas à videogames, aconteceu entre a última quinta-feira (1º) e hoje (2), possuindo dentre as categorias uma chamada “Games for Impact“, que reúne títulos socialmente impactantes ou que de alguma maneira transmitam uma mensagem específica.
Na edição deste ano, o ganhador da categoria foi That Dragon, Cancer, jogo lançado no início de 2016 que conta a história de uma criança batizada de Joel que passou quase toda a sua vida lutando contra um câncer. O título foi desenvolvido por Ryan e Amy Green, pais do garoto que protagoniza o game, com a ajuda de Josh Larson.
Para receber a premiação, Ryan Green subiu ao palco do evento e, mesmo visivelmente bastante emocionado, fez um lindo discurso sobre a representação do jogo. Assista abaixo o momento em que Green tem seu jogo anunciado como vencedor e no qual faz seu belo discurso.
Mais abaixo você encontrará uma tradução do que o desenvolvedor está falando (via Overloadr).
“That Dragon Cancer existe por conta da minha esposa, Amy, dos meus filhos, Kaleb, Elijah, Isaac e Zoey. Do meu parceiro de negócios, Josh, de nossa equipe, John, Brock, Ryan, Mike e Chris. De nossos amigos no Ouya, Kelly, Julia, Bob e Jared. De nossos mais de 3 mil apoiadores no Kickstarter. Por conta do Indie Fund e de toda essa indústria, que acreditava que o jogo deveria existir.“
“Muitas vezes, em videogames, nós escolhemos como seremos vistos. Nossos avatares e nossos tweets, e o trabalho que fazemos são criados para retratar a história que nós queremos contar ao mundo, sobre por que nossas vidas importam. Mas, algumas vezes uma história é escrita em nós, ou graças a nós ou apesar de nós. E isso revela nossas fraquezas, nossas falhas, nossas esperanças e nossos medos.“
“Vocês nos deixaram contar a história de nosso filho Joel. No fim, não era a história que gostaríamos de contar. Mas vocês escolheram nos amar através de nossa dor, ao aceitarem parar e ouvir e não virar as costas. Aceitaram deixar a história de meu filho Joel mudar vocês porque escolheram vê-lo e experienciar como nós o amamos.“
“E eu tenho esperança de que quando estamos dispostos a ver uns aos outros, não só por quem gostaríamos de ser, mas por quem somos e quem nós devemos ser… esse ato de amor e esse ato de graça podem mudar o mundo. Obrigado.”
That Dragon, Cancer está disponível para PC, Ouya e dispositivos com iOS.