Não é novidade pra ninguém que os eSports estão ganhando uma força descomunal a cada ano. As razões para esse crescimento são inúmeras, como por exemplo, a popularidade de jogos que tem um formato competitivo favorável (DOTA, LoL, CROSSFIRE), o aumento dos investidores/times fortalecendo esse cenário, audiência extremamente relevante em transmissões online, dentre muitas outras.
Pensando nesse crescimento e no potencial infinito que esse cenário propõe, uma das grandes publishers do mercado, Electronic Arts, anunciou a criação de uma divisão dedicada exclusivamente aos jogos que tem esse formato competitivo.
A empresa enviou um comunicado a imprensa, e pode-se destacar uma frase em específico “Este grupo vai permitir a celebração de competições globais de eSports nas nossas principais franquias, incluindo FIFA, Madden NFL, Battlefield, etc“.
Essa divisão anunciada será fundamentada em três pilares principais: competição (torneios oficiais controlados pela própria EA), a comunidade (elemento crucial para difundir, espalhar e quantificar a qualidade do trabalho) e entretenimento (desenvolver eventos e transmissões online).
Essa nova divisão será liderada por Peter Moore, que focará todas as suas forças nesse novo projeto deixando de lado todos os seus compromissos em Março.
Eu acredito que depois dessa ideia, muitas outras empresas pensarão nessa possibilidade, o que fortaleceria muito o eSports e ganharíamos uma proporção sem tamanho com novos eventos, novos games voltados a essa prática e maior respeito daqueles que ainda não conseguem enxergar essa atividade como algo profissional.