

A edição de 2017 do EA Play foi fraca. A conferência da Eletronic Arts se mostrava, até certo ponto, bastante previsível. Já sabíamos que demonstrações de Star Wars Battlefront II e Need For Speed Payback ocorreriam, anúncios relacionados aos jogos de esporte iriam acontecer, e muitos se preparavam para a possível revelação da nova propriedade intelectual da BioWare, cujo codinome era Dylan, que foi oficialmente confirmada com um teaser de 50 segundos apresentando o seu título final: Anthem (detalhes sobre a nova franquia serão anunciados na conferência da Microsoft amanhã (11) às 18 horas.
Entre apresentações com um grande teor de vergonha alheia, narrações completamente artificiais e vídeos de desenvolvedores trabalhando, um jogo chamou a atenção de muitos. Desenvolvido pelos mesmos criadores de Brothers: A Tale of Two Sons, A Way Out é nova aposta autoral da Eletronic Arts. Assim como o outro título do estúdio sueco Hazerlight, é um jogo cooperativo, porém aparenta ir muito além.
No jogo, poderemos controlar Vincent ou Leo, que estão dentro de uma prisão e precisam, de alguma maneira, escapar dela. Seja através do modo online ou local, cada jogador irá controlar um personagem em um esquema de tela dividida, e isso soa como uma longa brisa refrescante para um cenário no qual o jogar online domina.
Jogos cooperativos locais claramente ainda possuem muito valor, e não é preciso voltar muito no tempo para se ter um exemplo disso. Em 2016 a Ghost Town Games trouxe ao mundo Overcoocked, um jogo sobre administrar uma cozinha com até quatro pessoas. Com certeza foi o jogo do ano passado que mais fez pessoas gritarem umas para as outras e seguir posteriormente com uma sinfonia de risadas. Existem inúmeros outros excelentes exemplos como Towerfall e Lovers in a Dangerous Spacetime. Jogos cooperativos, em especial os que possibilitam que joguemos localmente, são deliciosos, quentinhos e saudáveis para a indústria.
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O poder da cooperatividade pode ser visto por meio de uma das próprias atrações do EA Play de 2017. Há poucos meses, a Eletronic Arts confirmou que Battlefront 2 irá possuir um modo offline de tela dividida. Após as inúmeras críticas a ausência de um modo split screen em Halo 5, a 343 Industries, responsável pelo desenvolvimento da série, confirmou que Halo 6 apresentará a opção.
O que faz A Way Out especialmente interessante é o fato de que vivenciaremos uma narrativa coletiva que poderá ter opiniões divergentes a todo o momento. Você pode desejar ir através de um caminho, mas o seu parceiro não. Você pode resolver uma situação de uma maneira e o seu parceiro não concordar, optando por outro meio de resolução. Óbvio, certamente haverá situações nas quais deveremos seguir uma linha preestabelecida para atingir o êxito, mas é excitante pensar nas possibilidades narrativas e mecânicas que presenciaremos. Não vamos caminhar ao lado de uma inteligência artificial, iremos andar e debater com um humano.
Ainda é cedo para elevar o entusiasmo ao máximo, visto que somente uma curta demonstração do jogo foi exibida, o suficiente para ser considerado o melhor jogo da conferência por muitos. A Way Out é como o melhor suco que você gosta em meio a vários refrigerantes de três marcas distintas. Então, por que não bebê-lo?