

EA perdeu sua fé no desenvolvimento de jogos lineares?
Fechar o estúdio responsável por Dead Space foi uma das decisões mais controversas do ano. A EA encerrou sua desenvolvedora subsidiada em meio ao protesto de muitos dos fãs. Ao longo do tempo, descobrimos que a situação da Visceral Games já estava complicada. Hoje (29), Blake Jorgensen CFO da EA, defendeu a iniciativa da companhia alegando que a indústria mudou ao longo dos anos.
Segundo uma entrevista Jorgensen revelou que em seu fim, a Visceral contava com apenas 8 desenvolvedores. Isso então classificou o estúdio em uma sub-escala da empresa. Apesar de estarem trabalhando em um novo Star Wars para os consoles, o título não agradou o suficiente. De acordo com o CFO, cada vez mais o jogo parecia “mais linear“, e não era esse o resultado que a EA almejava. Ele diz que a Electronic Arts acredita que as pessoas não valorizem tanto jogos lineares como em 5 ou 10 anos atrás.
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Jogos lineares são a base da indústria dos games. São títulos focados em sua campanha (ou modo história), como God of War, The Last of Us, entre outros. Aparentemente, a decisão de fechar a Visceral Games foi tomada devido ao custo que o estúdio geraria. Produzir um game que trará seu conteúdo completo em uma campanha parece ser menos rentável do que títulos voltados para o senso competitivo.
Em todo caso, tudo se tratou de uma espécie de decisão afim de reduzir custos. Talvez esta não foi a melhor das decisões, mas a EA precisa entender que os jogos lineares ainda representam boa parte do lucro e composição da indústria. Mas também, temos de admitir que é difícil garantir o sucesso de um título que não foge da própria história.
Fonte: DualShockers