A facilidade dos jogos de luta é uma coisa boa ou ruim? Eis a questão
Finalizando nossa grande jornada pela BGS 10 ao lado de um dos mestres da industria de Games, Ed Boon, e sua opinião sobre o atual momento dos jogos de luta.
Já faz algum tempo que há reclamações dos jogadores profissionais de jogos de Luta, alegando que está muito mais fácil executar movimentos e combos e que assim, quem treina muitas horas pode ter o mesmo efeito de quem não se dedica tanto assim. Isso se intensificou com a chegada de Street Fighter V, KOF XIV e Injustice 2.
Perguntamos para Boon se ele concorda com essa afirmativa e se isso é uma tendência. A resposta dele foi muito interessante e vale a reflexão:
O artigo continua abaixo
“Sim, isso é proposital. Percebemos que durante um certo período os jogos de luta ficaram muito complicados e as pessoas não conseguiam fazer o que era requerido e os controles ficaram muito rápidos. Então nós começamos a simplificar as coisas para que mais pessoas pudessem se divertir… Ainda colocando algumas coisas detalhadas para os jogadores profissionais e os muito bons, mas simplificar permite que mais pessoas possam jogar.“
Isso entra naquele tema que é profundo e precisa ser tratado com cautela. Os jogos estão ficando mais acessíveis, o que trás prós e contras. Se analisarmos para o âmbito mercadológico é uma estratégia válida. Isso porque mais pessoas comprarão o game, porém existe o lado da competitividade que é prejudicado. Os jogadores profissionais sentem isso e precisam trabalhar mediante as novas configurações do cenário e se reinventar para crescer ainda mais como jogadores.
10 respostas
“Então nós começamos a simplificar as coisas para que mais pessoas pudessem se divertir”
a verdade é que a grande maioria dos “novos jogadores” não passam muito tempo com 1 só jogo….então se vc dificultar a vida dela….
Mas é bem essa a questão mesmo Mulambo. A variedade e acessibilidade estão cada vez maiores. Você precisa cativar e incentivar o máximo que o mercado pode te oferecer sem ferir o conceito do jogo que é a diversão. Por isso Dark Souls tornou-se o que é, por trazer a dificuldade que quase nenhum jogo hoje oferece.
concordo, justamente pela “radicalidade” que o jogo proporciona que o torna inspirador até, me lembro de quando zerei witcher 3 na dificuldade mais difícil, cara…. a sensação é incrível e levando em consideração que cada jogo tem sua mensagem, pode parecer contraditório mas eu sou adepto de jogos sem nível de “dificuldade”, gosto mais de apreciar a experiencia que o desenvolvedor quer mostrar como o caso de hellblade, mas cada gênero tem sua forma de se apresentar…
Ótima posição sua cara. Eu penso muito parecido.
Interessante.
concordo que tenha dificuldade contado que tenha todas dificuldade como easy, normal, hard em todos jogos porque o jogos tei que oferece diversão e não ansiedade e depressão mais jogos de luta è diferente de dark souls tu aperta um botão ele fazer combo dark soul agora mortal kombat fazer sequencia de fatality aperta botão cima abaixa esquerda e direita se demora muito falha ou se você erra sequencia falha fatality SE LEMBRA OU OLHA NO YOUTUBE DEVIL MAY CRY ELE FAZER SEQUENCIA SEM APERTA BOTAO CIMA, ESQUERDA ,DIREITA OU GOD OF WAR
Fácil é uma coisa; simples é outra coisa… &;-D
É, sim. Mas nesse caso eles estão um pouco próximos. Muitos dos jogos estão usando o Rush Combo, que é apertar o mesmo botão várias vezes e um Combo sai e bem fortinho, ou seja, deram uma simplificada também.
Isso! Particularmente, não gostava de jogos de luta justamente em vista da necessidade de usar combinações complexas de botões para determinados golpes. Se realmente simplificou, vou testar. &;-D
Traz. Com Z