Uma discussão que ainda irá render muito
Enola Holmes alcançou um enorme sucesso na Netflix, entretanto, parece que o filme ainda sofrerá muito fora do serviço. Desde que chegou, um assunto começou a render muito, a violação de direitos autorais de Conan Doyle Estate.
O que houve foi o seguinte, o filme estrelado por Millie Bobby Brown, foi inspirado em Os Mistérios de Enola Holmes, série de Nancy Springer, escritora norte-americana. Contudo a família do escritor de Sherlock Holmes abriu um processo contra a Netflix alegando violação de direitos autorais e de marcas registradas. Aliás, essa parte do processo começou 2014. A Conan Doyle Estate, empresa formada pela família do escritor perdeu parte dos direitos sobre as obras dele. De acordo com o relatado, livros sobre o detetive lançados antes de 1923 pertencem ao domínio público.
Até aí parece que tudo seria resolvido, no entanto, não é mencionado nada sobre as dez últimas histórias originais do escritor. Onde temos Enola. Aí começa o problema. Vamos ao processo.
Em vista disso, os processos continuam, e recentemente, os produtores e advogados do filme Enola Holmes disseram o seguinte:
“Permitir que o Requerente impeça a criação de novos trabalhos com material de domínio público é contrário à ‘barganha cuidadosamente elaborada’ consagrada na lei de direitos autorais, e a tentativa do Requerente de criar um copyright perpétuo deve ser rejeitada”.
Resta saber como tudo acabará e se veremos Enola Holmes no grupo dos contos de domínio público, o que tudo acabará em um processo ganho contra a Netflix.
Enola Holmes


Enfim, de qualquer maneira, resta aproveitar o filmes, que apenas em um mês rendeu 76 milhões de espectadores. Aliás, até a atriz Millie Bobby Brown agradeceu o feito:
“Obrigada pelas 76 milhões de pessoas ao redor do mundo que se apaixonaram por Enola Holmes! Enola é uma garota briguenta, mas ela está lutando pelo bem maior, não tem medo de usar a sua voz e agir, ela diz o que ela pensa e encara de frente um desafio.
Enviando todo meu amor, respeito e apreciação para aqueles que abraçaram a Enola que vive em cada um de nós, especialmente para as jovens guerreiras que estão por aí. Eu vejo vocês. O futuro está nas nossas mãos”
Um enorme feito, realmente. Parabéns, Millie Bobby Brown.
Sinopse
Aliás, veja a sinopse abaixo:
“Quando sua mãe desaparece em seu aniversário de 16 anos, Enola procura a ajuda de seus irmãos mais velhos. Mas assim que ela percebe que eles estão menos interessados em resolver o caso do que mandá-la para o internato, Enola faz a única coisa que uma garota esperta, cheia de recursos e destemida em 1880 faria. Ela foge para Londres para encontrá-la. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola se acha no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política”.
Enfim, o que vocês acham sobre todo esse processo? Aliás, quem assistiu ao filme? Gostaram? Querem uma continuação?
Fonte: Hollywoodreporter
Confira mais sobre o assunto: