

Têm se tornado algo comum ataques DDoS nas redes da Sony e da Microsoft durante o fim de ano, e alguns especialistas acreditam que durante o Natal deste ano não será diferente.
O motivo para tal previsão é a descoberta de um novo bot malware denominado “Mirai“, cujo objetivo é utilizar dispositivos como câmeras e gravadores digitais afim de explorar suas vulnerabilidades e criarem grandes redes que gerarão os chamados “ataques de negação”, também conhecidos como DDoS. De acordo com Igal Zeifman, analista perito em segurança da Imperva, o período de fim de ano é o momento perfeito para colocar o malware em funcionamento.
“Do ponto de vista de um hacker que queira atacar este tipo de redes, faz todo o sentido do mundo fazê-lo durante esta época do ano, quando os serviços de jogos estão mais ocupados e um ataque pode ter mais sucesso e repercussão“.
Sean Newman da Corero Network Security também acrescentou que as empresas deveriam melhorar sua proteção contra potenciais ataques, pois com o atual formato de segurança, são apenas “patos na linha de tiro“.
“As companhias de videogames dependem da disponibilidade do serviço, e por isso, se tivermos um ataque deste tipo de novo no Natal, acaba se tornando um pesadelo para a fidelização dos clientes e reputação da marca. E sem contarmos com as inúmeras perdas econômicas que isso poderá causar nesse período“.
Infelizmente as probabilidades de que os ataques ocorram durante o Natal são muito grandes, e não há nada que possamos fazer, a não ser contar que tanto a Microsoft quanto a Sony tenham em mente que isso irá acontecer caso eles não tomem medidas preventivas quanto as possibilidades de algo acontecer.