Nem no sonho mais otimista de um jogador profissional de um game, atleta de eSports, ele pensaria em participar de uma Olimpíada, a competição esportiva mais nobre do Planeta.
Agora, há chances disso acontecer, pois segundo a Internacional e-Sports Federation (IeSF), uma organização Sul Coreana, os eSports poderão tornar-se uma modalidade Olímpica em 2020.
A IeSF diz estar em negociação com o COI (Comitê Olímpico Internacional) sobre o que seria preciso para que haja a permissão dos games nos jogos Olímpicos.
No dia 19 de Fevereiro a organização Sul Coreana enviou o pedido ao Comitê para saber os passos necessários para esse processo e a resposta chegou no dia 8 de Abril, portanto a IeSF disse que a papelada será providenciada e tudo o que o COI exigir será feito.
O Secretário Geral da IeSF, David Lim, disse que a avaliação final será feita em Dezembro e os alguns critérios básicos serão levados em conta, como popularidade, histórico e tradição, universalidade, governo e desenvolvimento do esporte.
Em Abril foi revelado que o governo Britânico está apoiando a International eGames Committee (IeGC), organização sem fins lucrativos que visa expandir o eSports, em colaboração com o COI, para organizar eventos de campeonatos eletrônicos em paralelo aos jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, que ocorre esse ano, diga-se de passagem. Nele conterão equipes confirmadas brasileiras, britânicas, Canadenses e Estadunidenses. Ainda não há anúncio de outros países que entrarão para participar.
Essa notícia não podia ser mais esclarecedora para todos. Os eSports estão numa ascensão meteórica e agora é a hora realmente de ir pra cima e mostrar a todo o mundo a comunidade unida que somos. Há canais televisivos que estão transmitindo campeonatos, os próprios serviços de Twitch, Azubu e Youtube já colecionam números assombrosos que ofuscam muitas audiências mais populares. O investimento em equipes e infra estrutura está cada vez mais forte, o que mostra que o cenário está favorável para que exista, de uma vez por todas, uma globalização de atletas profissionais de jogos eletrônicos.
Em alguns países, equipes de futebol consagradas, faculdades e outras instituições, estão abraçando a ideia do esporte eletrônico e estruturando equipes e fortalecendo ainda mais o cenário, gerando maior iniciativa de investimento. As premiações já superam campeonatos importantes de futebol e a tendência é crescer exponencialmente.
Enfim, existir o eSports numa Olimpíada seria uma quebra de paradigma ABSURDA, bem como uma vitória contra o preconceito e a abertura de maiores possibilidades do crescimento dessa modalidade nos países subdesenvolvidos.
Uma resposta