

Será mesmo?
A Nis America, desenvolvedora dos jogos da série Disgaea, disse em uma entrevista ao site MCV durante a Gamescom que tanto o Nintendo 3DS quanto o Vita vão “desaparecer” do ocidente nos próximos 2 ou 3 anos.
As palavras foram do CEO da empresa, Takuro Yamashita. Segundo ele, as publicadoras farão o correto em mudar da geração do PS3 e Xbox 360 para os novos consoles, o PS4 e o Xbox One. Mas ainda existe vida no mercado de portáteis, então os estúdios não devem abandoná-los.
“Geralmente, falando sobre o ocidente, eu acho que é o melhor momento para as desenvolvedoras mudarem suas produções para o PS4 e Xbox One. Falando dos dispositivos portáteis também no ocidente, o PS Vita e o 3DS vão desaparecer nos próximos dois ou três anos”, disse Yamashita.
Ele também adiciona que as pequenas desenvolvedoras podem tirar vantagem da crescente concentração das empresas de maior porte para com os consoles de mesa, com poucos grandes jogos chegando ao mercado dos portáteis para competir com eles.
“Ainda há chances para o Vita e o 3DS com relação aos games voltados para o ocidente. Eu aposto que as pequenas empresas poderão se beneficiar sem possuir uma grande competição se continuarem a desenvolver e publicar seus jogos para o Vita e o 3DS”, concluiu ele.
O Nintendo 3DS foi lançado em 2011, então ainda não temos nem 5 anos de vida no portátil, e olha que um novo modelo chegou ao mercado, dando a entender que a Nintendo ainda quer mantê-lo em evidencia por muito tempo. Já o Vita vem sofrendo no ocidente, mas vendendo muito bem no Japão. O portátil da Sony chegou em 2012 e é mais forte que o 3DS, mas vem perdendo feio nas vendas.
Quem tem muito a tirar desse cenário são os desenvolvedores indies, principalmente no Vita, onde a conversão é praticamente perfeita devido aos controles do portátil da Sony e seu poder de processamento. Mas mesmo assim, faltam mais jogos de ponta, algo que não falta no 3DS.
E aí, será que isso vai mesmo acontecer? Será que teremos uma nova geração de portáteis?