

Em novembro de 2016, a Nintendo anunciou que a produção do Wii U seria encerrada em breve no Japão. Agora, a companhia japonesa confirmou o cessamento da fabricação do hardware, conforme reportado pelo site Kotaku.
A revelação foi feita no próprio site japonês da empresa, onde somente duas edições do Wii U estão disponíveis: um modelo branco com 32 GB de memória interna e outra que acompanha junto ao console o shooter Splatoon. Ambas no passado apresentavam uma descrição advertendo que a fabricação dos aparelhos seria encerrado em breve.
A descrição foi atualizada e agora informa que a produção do sistema foi cessada, porém apenas para o mercado doméstico japonês. Ainda não se sabe se a fabricação do aparelho irá continuar em outras partes do mundo, ou se ainda novas remessas serão enviadas às lojas.
Quando a informação sobre o término da produção do Wii U foi confirmada no site da Nintendo, um representante da empresa, na época, explicou que “todo hardware do Wii U que estará disponível no mercado norte-americano neste ano fiscal já foi enviado para nossos parceiros do varejo. Qualquer um que queira um Wii U deve entrar em contato com sua loja de escolha para monitorar disponibilidade“.


É importante lembrar que, em maio de 2016, o atual presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, declarou que o NX, título temporário do Switch, não seria um sucessor do Wii U ou ainda do 3DS. “É uma nova forma de jogar jogos, a qual eu acredito que terá um impacto maior do que o Wii U, mas eu não acredito que ela seja uma simples substituição ao console“, disse ele.
O Switch está previsto para ser lançado no dia 3 de março por 299 dólares nos Estados Unidos. Não há data nem previsão da chegada do aparelho ao Brasil, visto que a Nintendo não opera no País desde o início de 2015.