

O desejo dos fãs por criar algo especial de suas paixões sempre é destruído por as empresas donas das marcas, há muito tempo projetos de jogos feitos por fãs vêm sendo cancelados pelas companhias que detêm os direitos. Dessa vez a Nintendo cancelou um almanaque que pedia financiamento coletivo.
O livro de arte do NES, ou Famicom no Japão, foi cancelado em menos de um dia antes de ser financiado. O cancelamento foi feito pela Nintendo, que entrou com uma ação judicial contra o projeto não autorizado pela empresa.
O almanaque, que chamaria-se NES/Famicom: A visual compendium, iria reunir periféricos icônicos lançados para o NES, assim também como clássicos jogos lançados para o console, incluindo franquias como The Legend of Zelda, Super Mario Bros. e Donkey Kong.
Segundo a ordem judicial apresentada no Kickstarter, é descrito que o almanaque faz uso incorreto dos direitos autorais da Nintendo, e que o livre é principalmente visual, contendo simplesmente imagens copiadas diretamente dos jogos da Nintendo. A ordem ainda diz que o livro de arte levaria um selo modificado do usado pela Nintendo em produtos fabricados pela empresa, o que poderia levar o público a se confundir com um projeto oficial da companhia japonesa.
A Nintendo explicou ao Game Informer por quais motivos cancelou o almanaque. Segundo a empresa, eles protegem suas propriedades intelectuais de forma agressiva, não permitindo que terceiros usem suas marcas de forma não autorizada.
Os criadores do almanaque cancelado não se pronunciaram publicamente sobre o assunto. É uma pena, porém é totalmente correto por parte da Nintendo, que além de não levar nada no projeto, ainda poderia receber alguma crítica por algo que saísse errado ou não estivesse de acordo com tantos jogos clássicos que a empresa criou e lançou no seu primeiro videogame. É uma regra que a Nintendo vem seguindo há anos e não vai mudar tão cedo.