

Tudo que foi falado de Watch Dogs e agora Assassin’s Creed Unity colocam as políticas da Ubisoft em questão
Em um recente post publicado no site da Forbes, o autor Paul Tassi compara a Ubisoft com a EA Games, principalmente pela época em que a EA era vista como uma das piores empresas do mundo – onde ganhou este título duas vezes seguidas – lançando jogos inacabados e adicionando micro transações em games que custam $60 Obamas. No texto, Tassi diz: “Parabéns Ubisoft, você é a nova EA”.
Para exemplificar o porque da comparação, a publicação começa listando todos os incidentes que a Ubisoft se envolveu neste ano. Desde o famigerado downgrade em Watch Dogs, falta de personagens femininas em Assassin’s Creed Unity e até mesmo a decisão de bloquear o novo game da saga dos assassinos em 30fps e 900p. E agora, o fiasco que até o momento Unity vem sendo com crítica e com o público.
Ele frisa que mesmo com o mercado vendo o que a EA passou, perdendo a confiança de seu consumidor ao lançar Battlefield 4 de uma maneira totalmente inacabada, os problemas encontrados em Sin City 4 e as microtransações em jogos triplo A, a EA busca mudar esse paradigma e reconquistar seu público, enquanto que a Ubisoft parece estar destinada a alcançar a mesma fama que a EA quer deixar pra trás.
A situação não está nada bacana pra Ubisoft, infelizmente. Não acho que devemos fixar que ela é uma má empresa, pois isso está muito longe de ser verdade. Só este ano a Ubi foi responsável por dois jogos totalmente novos, que trouxeram boas ideias e diversão em um nível acima da média. Falo de Child of Light e Valiant Hearts. Além disso, apesar de toda a falação, Watch Dogs está muito longe de ser um jogo ruim, muito pelo contrário. Apenas os gráficos não eram os prometidos – o que não deixa de ser algo complicado. O grande problema é comprar um game em um preço tão alto, ainda mais para nós brasileiros e recebê-lo com qualidade duvidosa e cheio de bugs. O jogo pode não agradar por suas ideias e até mesmo por seu gameplay, mas é necessário que o consumidor receba um produto conforme:
- O que é divulgado – gráficos precisam ser exatamente como anunciados em trailers e afins;
- O jogo precisa funcionar em seu lançamento. Não há sentido ver um produto final com tantos problemas ao ponto de não ser possível jogar ou com tantos travamentos como está acontecendo com tanta gente em Assassin’s Creed Unity. O problema dos FPS é muito grave por exemplo, já que o jogo não está travado em 30 fps, ele nem chega a isso pelo visto (ainda não testamos para dar nosso parecer);
- Jogos que custam o preço fechado de um lançamento não devem ter microtransações. Dead Space está aí pra provar que isso não funciona e ninguém quer saber deste tipo de manobra dentro de jogos triplo A.
São fatores que estão colocando a Ubisoft em uma posição que jamais esperei ver. Mesmo com lançamentos anuais na franquia Assassin’s Creed, era fácil perceber que os jogos possuíam qualidade, até que chegou o a terceira versão da franquia e tudo começou a ruir. Mesmo com a qualidade comprovada de Assassin’s Creed 4, muita gente deixou a série de lado. Eu particularmente estou voltando diretamente pro Unity e espero ter bons momentos de diversão. Mas pelo visto, para isso acontecer a Ubisoft vai precisar lançar algum patch que resolva grande parte dos problemas, tanto que a empresa já anunciou que vai fazer isso. Resta saber se a confiança do público retornará também.
Eu espero que sim e espero que Far Cry 4 não sofra com estes problemas. E você?