Advertisement
Games

Google anuncia o Play Pass, serviço de assinatura para games e outros apps do Android

Publicado por
Advertisement
Além do Stadia, a Google entra no mercado com mais um serviço

A Google anunciou um serviço de assinatura de jogos e aplicativos para Android, chamado Google Play Pass. O intuito da companhia é disponibilizar acesso ilimitado a mais de 350 jogos e apps, sem a necessidade de microtransações e sem publicidade para aproveitar a experiência ao máximo.

O serviço será lançado somente nos Estados Unidos por enquanto. O mesmo chega aos usuários Android eventualmente ainda nesta semana, com valor sugerido de US$ 5 mensais. A Google pretende disponibilizar um período de 10 dias de teste grátis e também prevê uma oferta que reduzirá o custo do serviço para US$ 2 mensais ao longo do primeiro ano. A companhia também informou que outras regiões serão atendidas “em breve”.

Ao que tudo indica o Google Play Pass não terá nenhum tipo de exclusividade. Todos os aplicativos disponíveis no pacote já estavam à venda no Google Play ou disponível gratuitamente com publicidade e continuarão assim para quem não quiser assinar o serviço. É importante frisar: quem já tem um aplicativo gratuito instalado no smartphone terá seus anúncios retirados e o conteúdo bloqueado por microtransações liberado assim que concluir a assinatura.

Inovação na indústria mobile?

É interessante notar que o Google Play Pass parece ser uma resposta ao Apple Arcade, o serviço de assinatura de jogos anunciado pela Apple. Ambos os serviços possuem algumas diferenças fundamentais, no entanto. A opção da Google inclui aplicativos e não tem investimento da companhia na produção de conteúdo exclusivo, enquanto a Apple se limita a games.

Em relação a remuneração dos desenvolvedoras a Google foi um pouco mais além na hora de detalhar como vai funcionar. A mesma divulgou que o cálculo será feito por uma métrica de engajamento dos usuários com os apps. Entretanto, não ficou claro o que o algoritmo da companhia entende como engajamento na hora de determinar como o dinheiro é dividido.

No fim de tudo, o Google Play Pass pode se tornar uma nova alternativa de monetização de aplicativos para Android. É perceptível dentro do ecossistema da empresa a rejeição por aplicativos e games pagos, o que faz com que desenvolvedores recorram a publicidade e microtransações, que acabam prejudicando significativamente a experiência do usuário.

Logo abaixo é possível conferir um trailer de apresentação ao serviço:

Mas e vocês, o que acharam dessa investida da proprietária do Android? Não esqueçam de comentar.

Fonte: Eurogamer

Advertisement
Gabriel Corrêa

Sou amante da arte do cinema, cultura nerd em geral e do gênero musical jazz. Porém, minha verdadeira paixão são os VideoGames. Gosto de jogar em qualquer plataforma, e com certeza não dispenso um bom jogo de Puzzle, hack-and-slash ou RPG. Meu vício: Overwatch. Minha franquia favorita: Bioshock.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement