Utilizando um conceito de engenharia reversa, alguns programadores conseguiram encontrar qual é a forma de trabalho por trás do Gamepad do Wii U, tornando possível o uso do controle nos jogos para computador, fazendo streaming através da tela do joystick inventado pela Nintendo, sem a necessidade do Wii U ligado, apenas o controle.
Os hackers apresentaram suas descobertas durante uma palestra, com o título de “Engenharia Reversa do Gamepad do Wii U”– um nome simples, porque não – no 30º Chaos Communication Congress. A dupla de sabidões, detalhou como chegaram às suas conclusões ao ponto de conseguir emular o uso do Gamepad do console da Nintendo no PC. Utilizando uma versão do emulador do Game Cube e o jogo The Legend of Zelda: Wind Waker, rodando diretamente no Gamepad via streaming, Pierre Bourdon e um cara que prefere ser chamado por Shuffle2, também mostraram um aplicativo que escreveram que possibilitou a comunicação entre o PC e o periférico.
“Quando o Wii U foi lançado, uma parcela dos hackers de console e eu estávamos conversando sobre o potencial de uso do controle do Wii U. Porém, antes de conseguirmos utilizar o Gamepad do console como um controle remoto para um robô ou um helicóptero de brinquedo, o primeiro passo foi entender como ele funcionava e como nos comunicar com ele”, disseram eles em uma das partes da palestra.
O Gamepad do Wii U passando pelas modificações.
De acordo com os dois programadores, a Nintendo está usando um modelo de cliente – servidor, utilizando o chip ARM do Wii U como um servidor, que é pareado com um chip parecido, dentro do Gamepad, que funciona neste caso como cliente, com os code nomes de DRH e DRC, respectivamente. A Nintendo colocou algumas propriedades próprias nos protocolos utilizados, assim como nas comunicações de áudio e vídeo de streaming, entrada e RPC. Estes protocolos também funcionam sobre outros protocolos WPA2 (de redes Wi-Fi) que realizam a comunicação entre o console e o Gamepad.
Alguns slides da palestra dada pela dupla podem ser encontrados online, e mais algumas documentações estão localizados na comunidade de código aberto, chamada libdrc. Havia também um vídeo da palestra, mas foi removido rapidamente.
A novidade traz uma grande possibilidade para o mundo da emulação, que já conta com o Game Cube e o Wii muito bem representados através do Dolphin. A Nintendo não deve estar nada feliz, entretanto tem a tranquilidade de saber que qualquer projeto que venha tentar emular o seu console mais recente, irá demorar um tempo para ser lançado por aí. E até que ponto o uso do Gamepad do Wii U poderia ser benéfico para a comunidade gamer do PC? Se, através dele, pudermos ver outras telas, como mapas ou menus, vejo grandes vantagens. Mas se for apenas para streaming, ainda não consigo ver vantagens, já que para algumas aplicações ou jogos, um tablet comum faz este trabalho.
De todo modo, é muito curioso ver até onde chega a inteligência desses caras não acha? Comente!
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.