Christopher Nolan critica a Warner Bros. por sua decisão de lançar sua lista de 17 filmes no HBO Max
O anúncio da Warner Bros. de que todos seus filmes de 2021 serão lançados simultaneamente no HBO Max pegou todos de surpresa e deixou muitos insatisfeitos em Hollywood. Um dos primeiros a demonstrar seu desapontamento foi Christopher Nolan (Tenet), diretor que afirmou em entrevista ao ET ter recebido a notícia com descrença, onde ainda afirmou que esse é o “pior serviço de streaming”.
A decisão de lançar o calendário de filmes de 2021 simultaneamente nos cinemas e na HBO Max foi anunciada na semana passada, e a iniciativa abrange títulos como “Matrix 4”, “Esquadrão Suicida”, “Godzilla vs. Kong”, “Duna” e “Invocação do Mal 3”. Em entrevista ao Entertainment Tonight, Nolan diz estar descrente com a Warner por ter feito segredo sobre essa decisão, informando os cineastas minutos antes de divulgar a novidade ao público. “Há muita polêmica em torno disso porque eles não contaram para ninguém”, ele afirma.
Em seguida, confira o comunicado:
“ Há controvérsia ao redor disso, porque eles não contaram para ninguém. Em 2021 eles têm alguns dos maiores cineastas e estrelas no mundo, que trabalharam com muita paixão por anos nesses projetos que deveriam ser experiências na telona. Eles deveriam ficar disponíveis para a maior audiência possível… E agora acabarão usados como chamariz para o serviço de streaming do HBO Max – para uma plataforma nova – sem consulta. Então há muita controvérsia. Tornou-se uma bagunça muito muito muito grande”.
Algumas fontes do setor especularam que essa decisão poderia ser devido à antecipação de um fraco desempenho em 2021, de modo que uma mudança para o lançamento digital poderia evitar números de bilheteria de baixo nível. Esse seria um relançamento do HBO Max, que estreou em maio nos EUA e conseguiu só 8,6 milhões de assinantes até agora (o Disney+ já passou dos 70 milhões). Curiosamente, o desempenho do último filme de Nolan, “Tenet”, é que levou a Warner a considerar essa alternativa. Maior blockbuster lançado durante a pandemia, o filme fez apenas US$ 56 milhões na América do Norte, mas numa ocasião em que mais da metade das salas de cinemas estava aberta.
Nos bastidores, a indústria cinematográfica vem criticando a estratégia da Warner por minar a recuperação das salas de cinema e escolher o HBO Max como uma rota de fuga. Atualmente, apenas 35% do mercado cinematográfico continua em funcionamento nos EUA e no Canadá; resultando em bilheterias muito mais baixas. Apesar disso, o diretor acredita que a experiência do cinema vai se recuperar no longo prazo; quando sair a vacina contra COVID-19 e as salas reabrirem. Nolan afirmou ainda que há quem esteja usando a pandemia para lucrar, mas acredita que no futuro o cinema voltará ao normal:
“É realmente lamentável”
“A longo prazo, acho que todos esses estúdios sabem que a experiência de ir ao cinema vai voltar e se tornar parte importante do ecossistema. O que você tem agora em nosso negócio é o uso da pandemia como desculpa para lucro em curto-prazo. E isso é realmente uma pena. Não é a forma certa de fazer negócios ou a forma mais saudável para nossa indústria. Mas para quando os cinemas retornarem e as pessoas voltarem a ir para os filmes; quando a vacina acabar lançada e tivermos uma resposta apropriada do governo federal para a área da saúde, estou otimista nos prospectos. As pessoas amam ir ao cinema. E com certeza vão voltar a ele novamente”.
Ainda vai dar o que falar…
Vale lembrar que o diretor foi um dos maiores apoiadores dos exibidores durante a pandemia e batalhou para lançar Tenet em diversos cinemas ao redor do mundo – o que não teve o sucesso esperado. No entanto, à medida que cineastas e consumidores olham para frente na lista de filmes para estrear em 2021, seja na tela grande ou na telinha, é importante notar que a decisão da Warner Bros. em lançar seus próximos filmes ao HBO Max só se aplica a 2021.
A mudança para o streaming está alinhada com as diretrizes de bloqueio do COVID-19, bem como permite que os consumidores assistam aos lançamentos altamente esperados do estúdio. Independentemente disso, cineastas como Nolan e os próprios cinéfilos provavelmente concordarão facilmente que a experiência de ver um filme se desenrolar na tela grande simplesmente não pode se comparar a qualquer outro. Fato é que esse assunto ainda vai gerar muita polêmica no mundo do cinema, vamos esperar pelas próximas notícias.
Por fim, o que achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.
Fonte: Omelete
Veja as últimas notícias: