

O novo evento temático de Overwatch, batizado no Brasil como Ano do Galo, traz um modo intitulado de Capture o Galo, similar a Capture a Bandeira, popular modalidade entre os shooters em primeira pessoa, a qual era cogitada para ser inserida ao jogo em sua fase de desenvolvimento, segundo Jeff Kaplan, diretor da produção da Blizzard.
A informação foi revelada pelo próprio desenvolvedor em um dos episódios da tradicional série onde novidades sobre a produção de atualizações e conteúdos de Overwatch são comentadas. No vídeo, que você pode assistir abaixo, Kaplan explica que o modo foi testado antes mesmo do jogo ter sido anunciado, em uma época de desenvolvimento na qual a equipe testava inúmeros modos para concluir quais funcionariam dentro do shooter.
“Observamos pelos anos que em Overwatch, o jogo funciona quando temos um modo de jogo com um objetivo. E se você pensa em controle, cargas de habilidades, ataque e defesa, todos têm um objetivo. Ou você ataca, ou você defende, ou você tem que controlar um ponto. E Capture a Bandeira é o único que tem dois objetivos simultâneos. Você tem a sua bandeira, e a bandeira inimiga, e então você tem que decidir quantos recursos você vai dedicar para pegar a bandeira dos adversários e defender a sua própria. Ambas estão em jogo ao mesmo tempo.“
De acordo com Kaplan, existiram diversos motivos para que o modo fosse descartado. Ele comenta que os heróis de Overwatch foram projetados para terem poderosas habilidades de movimento. Portanto, personagens com maior mobilidade como Tracer, Genji e D.Va poderiam desbalancear toda a modalidade.
Kaplan explica que nas versões inicias de Capture o Galo, a equipe de desenvolvimento estabeleceu que quando usássemos habilidades de movimentos rápidos, teletransportes ou poderes que nos proviria imunidade, a bandeira que estivéssemos segurando iria cair.
“Por um tempo nos jogamos o modo dessa forma, achando que seria mais justo e balanceado, e no final o que sentimos foi que não os personagens não se pareciam mais com os heróis de Overwatch. Pareceu meio arrastado carregar a bandeira, e uma de nossas maiores fantasias é pegar a bandeira e correr até a base. Então, ironicamente, acabamos revertendo tudo e dizendo ‘vamos focar no espírito de Capture a Bandeira para nós’.“
O diretor do jogo diz que os momentos mais divertidos no modo em jogos que o possuíam eram os atalhos até a bandeira inimiga. Portanto, ele e sua equipe decidiram não limitar as habilidades dos heróis do título, adicionando somente algumas regras relacionadas a capturar a bandeira e interceptar o processo inimigo, e permitir que capturemos a bandeira inimiga sem que a nossa esteja em nossa base.
O evento que traz o modo Capture o Galo estará disponível até o dia 13 de fevereiro, além de contar com novas skins para personagens incluindo D.Va, Bastion, Mei, Tracer e Roadhog, sprays, emotes e apresentações de destaque inéditas.
Overwatch está disponível com vozes e textos em português do Brasil para Xbox One, PlayStation 4 e PC. Para mais detalhes sobre o shooter lançado em maio de 2016, você pode ler nossa análise completa.