

No mês passado publicamos uma polêmica que envolvia a rede de canais premium HBO Brasil e a exibição da animação adulta “Festa da Salsicha”, em que os assinantes e até mesmo os não assinantes – usuários que utilizam meios ilegais para obter o sinal de televisão por assinatura – protestaram contra a HBO sobre a exibição da animação durante o dia nas redes sociais, alegando que seus filhos estavam sendo expostos a um filme cuja temática e história seriam inapropriadas à idade deles, o que levou a HBO a reprogramar o filme para ser exibido apenas depois das 22h.
Apesar do que muitos acreditavam, que essas reclamações não poderiam levar a uma grande consequência, aqui estamos com o resultado. Segundo relata a revista Veja, a HBO foi multada pelo Procon-SP em 2 milhões de reais pela exibição de “Festa da Salsicha” durante o dia. O órgão afirma que o canal não deixou explícito a advertência de que o filme se tratava de uma “animação pornográfica”, e inapropriada para crianças. A descrição do longa aponta uma censura de 16 anos.
O artigo continua abaixo
O Procon falou à Veja que apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a vinculação horária à idade, a falta de alerta aos pais feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade, parte do Código do Consumidor, que atinge consumidores hiper-vulneráveis.
E você? Acredita que houve falhas por parte da rede de canais HBO ao exibir “Festa da Salsicha” em horário nobre? Ou é um erro dos pais em não utilizar o recurso de bloqueio de programação com senha ou até mesmo em permitir que seus filhos tenham acesso total a grade de canais da rede? Escreva nos comentários sua opinião! Aproveite e leia a nossa crítica sobre A Festa da Salsicha para entender a temática do filme.