Advertisement
Todas

Japão quer fechar o cerco ao download ilegal de mangás

Publicado por
Advertisement
O download ilegal de mangás estaria com os dias contados?

O governo japonês divulgou que pretende revisar a sua lei sobre direitos autorais. Atualmente já existe uma punição para aqueles que fazem o download e upload ilegal de músicas, vídeos, mangás e outros materiais. Mas o governo quer “atualizar” e expandir esta punição para os sites “sanguessuga”, isto é, aqueles que apenas redirecionam para os links.

Esta revisão permitiria no máximo a postagem de páginas aleatórias de mangás a fim de divulgação ou fotografias onde este não é o foco. Ainda de acordo com o site de notícias Nikkei, as obras como os doujin e conteúdo produzido por fãs estão liberadas.

Desde fevereiro de 2019 que as leis relacionadas a direitos autorais vem fechando o cerco a pirataria. Como resultado, o subcomitê da Agência de Assuntos Culturais do Japão vem criando leis mais rigorosas para punir quem baixa conteúdo ilegal de forma consciente.

Entretanto, este rigor vem causando preocupação. Alguns críticos destes “ajustes” alegam que a proposta é muito severa e bate de frente com a liberdade de expressão na internet. E este extremismo poderia acabar atrapalhando em vez de ajudar.

No Brasil a pirataria de animes, mangás e relacionados cresceu justamente por não haver meios legais de se adquirir o conteúdo por aqui. Chegando a ser até o termômetro para o lançamento de algumas obras de forma oficial. As editoras brasileiras acompanhavam o que bombava de forma ilegal e lançavam as versões físicas por aqui.

Hoje, contamos com sites como Crunchyroll, Netflix, Amazon Prime e outros, oferecendo animes, mangás e conteúdos relacionados. Contudo, o consumo ilegal ainda é grande e alguns sites legais vez ou outra acabam batendo de frente com quem anda na clandestinidade.

Para quem não se recorda, no mês de fevereiro do ano passado, o Crunchyroll acionou a justiça para que esta encerrasse a atividade de vários sites ilegais. Estes ofereciam conteúdo protegido por leis de direito autoral de sua propriedade.

Por fim, O governo japonês pretende implementar esta revisão até o dia 1º de janeiro de 2021.

Advertisement
Erick Cartman

Meu nome é Erick, sou um cara comum, tranquilo, curioso, que gosta de saber um pouco de tudo e sempre disposto a aprender algo novo. Passo meu tempo livre conferindo animes, filmes, games, HQ's, doramas, séries e coisas relacionadas. Caso queira bater papo me segue lá no Twitter ( @Erick_Cartman).

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement