

Jogo que simula um vestiário masculino é banido do Twitch
Polêmica no Twitch! O serviço de streaming proibiu o jogo Rinse and Repeat de ser transmitido por qualquer um de seus usuários. O simulador te coloca no meio de um banheiro comunal masculino, e você deve ajudar um “garanhão” a tomar banho, fazendo massagem nas suas costas, dentre outros.
A razão por trás da proibição é o fato do jogo bater contra a regra do Twitch que proíbe jogos que tem “nudeza como foco ou característica principal”. Isso difere das regras de serviços como o Youtube e o Vimeo, que permitem o uso de nudez como expressão artística ou sem base (ou seja, não pode colocar um vídeo onde mulheres com biquínis quase invisíveis posam para a câmera).
Caso você queira ver o jogo em primeira mão, segue um vídeo de gameplay. Mas cuidado! O vídeo possui imagens que alguns podem considerar ofensivas e inapropriadas!
Mas a história não acaba aqui. Robert Yang, o desenvolvedor do jogo, escreveu um post em seu blog onde reclama da proibição. Em sua opinião, a decisão do Twitch ignora “o contexto do jogo e como a nudez é apresentada (…) focando em uma distinção formal sem sentido onde nudez é OK só quando é uma fração do jogo”. Yang diz que acha injusto jogos como Dead or Alive, Mass Effect e Metal Gear Solid serem permitidos no Twitch pois estes jogos “geralmente possuem corpos nus, muitos deles femininos, mostrados de maneira exploradora e extremamente sexual”.
Em seu post sobre o desenvolvimento do jogo, Yang- um intelectual homosexual que já desenvolveu vários jogos explorando relacionamentos, genêros e sexualidade, como Cobra Club, que também foi banido do Twitch– diz que Rinse and Repeat tem como tema central as “construções sociais de homens homossexuais, como a hierarquia de poder e a estrutura de consentimento dentro da comunidade.” Essas idéias qualificam o jogo como uma exploração artística, na visão de Yang. É bom lembrar que o Twitch já baniu jogos similares a Rinse and Repeat com um foco feminino, então isto não é nada novo.
O desenvolvedor também falou que “a ideia de que nudeza e sexo são permitidos no Twitch apenas quando são tangenciais ou exploradoras é muito lamentável (…) e manda mensagens conservadoras do que é um ‘jogo de verdade’ e reprime a intenção artistíca de desenvolvedores que não querem ter seus jogos banidos no maior serviço de streaming do mundo.”
Caso você esteja interessado nas idéias de Yang (e queira desenvolver uma opinião própria sobre esta discussão), visite o site dele, onde todos os seus jogos estão disponíveis de graça.
Fonte: Polygon