Parece que que ele tem algo a dizer
Jogos AAA é uma definição para o jogos que requerem maior produção, mas de acordo com o ex-presidente da Sony, a produção desses jogos é insustentável.
Conforme a definição, Jogos AAA são:
“Na indústria dos jogos de vídeo, AAA (pronuncia-se “tripol eɪ”) ou Triplo-A(em português) é uma classificação utilizada para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção. Um título considerado AAA, é esperado que seja de alta qualidade, ou que estejam entre os melhores do ano.”
Podemos citar alguns exemplos, The Last Of Us, Grand Theft Auto V, The Witcher 3: Wild Hunt entre outros.
Ou seja, aqueles jogos que param o mercado, o mundo e as vezes, nossas vidas. E que, certamente, ocuparam a mente de Shawn Layden, ex chefe PlayStation.
Shawn disse recentemente que é preciso diminuir as ambições desses jogos, que se tudo continuar como está hoje em dia, esse modelo de produção não é sustentável para a indústria.
Em uma conversa sobre Jogos AAA, o executivo chegou a menciona todo o desenvolvimento The Last of Us Part 2, que foi maior que o primeiro, com tecnologias mais avançadas, mas que no fim, ao ser lançado para o consumidor, saiu com o mesmo preço de seu antecessor.


Conforme ele, disse:
“Modelo de desenvolvimento dos jogos AAA atuais é insustentável”
150 milhões de dólares
Isso pois, o preço de fabricação e produção dos jogos continuam aumentando, em média o desenvolvimento de um jogo desses sai entre 80 a 150 milhões de dólares. Isso sem contar no tempo de produção, lembrando que muitos levam 5 anos em produção. Entretanto, o preço de venda é quase sempre o mesmo.
Por conta disso, Shawn defende que no futuro, esses desenvolvimentos serão impensáveis para a indústria, se tudo continuar assim.
E podemos ver que ele tem uma certa razão, afinal, fazendo uma projeção para o futuro, se a produção de um jogo sempre continuar aumentando e seu preço final não, uma hora a indústria irá pagar.
Contudo, apesar de achar que ele tem razão, a solução que ele deu não irá agradar aos jogadores em sua maioria. Aliás, não me agradou também, para ele, seria necessário reduzir o tamanho dos jogos. Para exemplificar, ele disse que um tamanho aceitável seria de jogos de 15 horas e de produção por volta dos 3 anos.
Isso indo contra partida aos jogos de produção de Jogos AAA de 5 anos que nos dão 80 horas de lazer.
Enfim, parece que um sinal de alerta foi dado, resta ver como o futuro responderá, enquanto isso vejam outras notícias aqui.
Fonte: IGN Portugal