“Agora é que a sequência do meu jogo não sai mesmo.” – Manny Calavera de Grim Fandango
Existe um certo nível de exagero quando falamos de jogos do passado, clássicos que marcaram época por sua alta qualidade ou falta dela. Exageros que vão ao máximo da veneração e em alguns casos como o que você verá a seguir, chegam ao máximo do desprezo.
Um jornal chileno chamado “Las Últimas Notícias” criou uma lista com os 10 piores jogos de todos os tempos, mas conseguiu inserir nesta lista jogos que mudaram a maneira como o mercado via os games, e no caso mais especifico de Pac-Man, serviu de base para muitos outros jogos no futuro. Jogos do finado Atari serviram de escola para muitos games que elevam o nível de diversão dos jogos atuais.
Para o jornal chileno, Shemue, Pac-man e até mesmo Okami, aclamado por sua arte e jogabilidade, são exemplos de péssimos jogos. Claro que esta lista é totalmente maluca e por mais que muita gente não goste de alguns dos jogos contidos nela, o único que faz algum sentido é o primeiro lugar, que ficou com o game ET, lançado para o Atari em 1982. Confira abaixo:
ET (Atari – 1982) –
Pac Man (Atari – 1982)
Desert Bus (Sega – 1995)
Grim Fandango (LucasArts – 1998)
Shenmue (Sega – 1999)
Daikatana (Eidos – 2000)
Big Rigs: Over the Road Racing (Stellas Stone – 2003)
Psychonauts (Double Fine – 2005)
Okami (Clover Studio – 2006)
Duke Nukem Forever (Gearbox – 2011)
“E daí que meu jogo é ruim? To sofrendo pacas…” – Duke Nukem
A lista acima ficou popular graças ao fórum NeoGAF, onde o autor do tópico, que a propósito é chileno, disse que todos os jogadores do Chile discordam totalmente da lista. Imagino que você leitor também compartilhe desta opinião, e olhe para essa lista pensando “esses caras são loucos?”. Pelo visto, são, e muito!
Os autores da lista são Marco Bocaz e Tomás Cofré. Este último já tratou de esclarecer que citou apenas o clássico ET e Duke Nuken Forever, que jamais envolveria jogos como Shenmue , Pac-Man e principalmente Okami como jogos ruins. Vai sobrar tudo pro tal de Bocaz pelo visto.
O ápice para mim nesta lista é ver Grim Fandango e Psychonauts, ambos do criador Tim Schafer, adorados por praticamente todos os jogadores que um dia experimentaram suas obras. Grim Fandango ainda mais que Psychonauts, tornou-se um clássico, uma obra inigualável em seu gênero.
Essa lista pelo visto não passa de uma oportunidade de fazer o tal jornal aparecer na mídia. Ou talvez, quem sabe, alguém forjou uma pegadinha para eles, sabendo como iria pegar mal esse artigo totalmente maluco. Esse Bocaz deve ser de algum jornal concorrente.
Eu deixo para você comentar o absurdo que é esta lista, pois maluquice como essa vai demorar para surgir novamente. A não ser que esse jornal chileno resolva escrever mais sobre games. E então, o que você tem a dizer sobre o assunto? Comente!
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.