Jumanji virou um clássico do cinema por abordar um tema diferente de tudo que havíamos visto até então. No filme original, de 1995, tudo gira em torno de um jogo de tabuleiro, onde pessoas são levadas para dentro do game. A franquia ficou esquecida nas gavetas da Sony por mais de 20 anos e quando voltou, em 2017, ninguém botava fé. Ainda que o filme tivesse um elenco interessante, com The Rock, Jack Black, Karen Gillan e Kevin Hart, o tema parecia não colar mais. Os trailers apresentavam um filme que poderia ser bem sem graça e forçado.
Contudo, quando lançado, Jumanji: Bem Vindo Selva surpreendeu todo mundo. Com um humor muito afiado e um elenco que parecia que se conhecia desde criança. Mas agora o tema deixava de ser um game de tabuleiro para transformar Jumanji em um videogame. A escolha não poderia ter sido mais acertada e a partir daí, a Sony havia ganhado uma franquia de volta, e cheia de potencial.
A verdade é que Jumanji: Bem Vindo a Selva era tão legal e engraçado que talvez nem precisasse de uma sequência. Mas ela veio. E eles acertaram mais uma vez!
Embora o videogame que faz tudo acontecer no filme, tenha ficado em mau estado ao final da primeira história, é justamente essa premissa que torna os acontecimentos do novo longa tão empolgantes. Se antes tínhamos um grupo de amigos como jogadores, incorporados em avatares de videogames, agora temos dois destes amigos e outros dois senhores, que nada entendem de videogame e nunca imaginaram que um lugar como Jumanji poderia existir.
O filme aproveita essa ideia para tornar a sequência convidativa para quem não viu o primeiro. Assim, usa destes dois novos personagens para explicar todas as regras do jogo. É aí que quem gosta de videogame vai entender absolutamente tudo logo de cara. Não somente o que foi apresentado no primeiro filme, como também as novidades de Jumanji: Próxima Fase.
Contudo, a grande sacada do filme é usar de todos estes elementos, principalmente do choque de gerações entre os personagens, para criar momentos emocionantes. Até mesmo dramáticos, onde ficamos pensando no rumo que nossas vidas tomam em determinado momento do tempo. As motivações para que Spencer queira voltar ao jogo. A razão dos demais jogadores não aceitarem de forma alguma retornar. A nova vida que o avô de Spencer e seu amigo ganham dentro do jogo. Tudo é perfeitamente balanceado.
O grande segredo para o sucesso dessa nova era de Jumanji consiste em dois fatores: texto e atores. Os diálogos são impagáveis e a atuação dos atores, como avatares, encarnando suas contrapartes humanas, é sempre um chamativo a parte. E desta vez o roteiro brinca ainda mais com a ideia e que os personagens que a gente vê na tela são personagens de videogames, com habilidades próprias que devem ser utilizadas por quem entende sobre elas. Por exemplo, se você gosta de jogar um game como um soldado, indo para cima, dificilmente conseguirá ser um bom suporte. O mesmo acontece no filme e as tiradas são sensacionais.
A adição de novos personagens fez muito bem ao filme. Embora pareça confuso no começo, a maneira que a história se desenrola é muito satisfatória. A entrada de Danny DeVito e Danny Glover, dois monstros do cinema, traz um impacto excelente para a história. Quanto aos atores que estiveram no primeiro filme, destaque total para a atuação de Kevin Hart. Mas todos eles tem ótimos momentos em tela.
É difícil hoje em dia encontrar filmes que se assegurem de fazer comédia com qualidade, sem forçar a barra. Jumanji: Próxima Fase consegue isso (de novo) e entrega um filme leve, família, cheio de cenas de ação e bastante efeitos especiais. É aquele tipo de longa que a gente assiste e fica muito feliz de ter ido ao cinema. É literalmente uma viagem, que nos tira da nossa realidade. Contudo, também fará você pensar no que realmente vale a pena na vida em diversos aspectos. Ainda que não seja essa a ideia central do filme e esses elementos sejam até superficiais em alguns momentos, é assim que você sairá do cinema.
O novo Jumanji não é perfeito. Mas todos os seus problemas são bem leves, se comparados com sua qualidade. Altamente recomendado!
– NOTA 8
Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…
Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…
Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…
THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…
Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…
O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…