Konami, só falta você pensar em Silent Hill
Em 1999, um dos jogos que ajudou a pavimentar o caminho brilhante de jogos de terror foi lançado, Silent Hill. Naquela ocasião, embora já tivéssemos Resident Evil, nos fez encarar um horror ainda mais intenso.
O jogo trazia conceitos de claustrofobia até mesmo em lugares abertos. Tudo isso graças a quantidade excessiva de FOG (neblina), originalmente utilizado para suprir aspectos técnicos. Enquanto RE trabalhava muito bem com Zumbis, SH já mexia com o lado sobrenatural e psicológico. No game, muito mais do que Racoon City, Silent Hill tinha vida própria e é um personagem espetacular.
Pois bem, o primeiro game da série foi um grande sucesso e uma sequencia era esperada. Silent Hill 2 foi uma evolução absurda do primeiro. O terror ainda muito presente com uma ótima história e uma mecânica espetacular. Quem não se lembra daquele despertador gritando aterrorizantemente quando algum bicho trevoso estava por perto?
Depois disso, vários outros games da série deram as caras e foram de razoáveis para bem. O último lançado foi Silent Hill: Downpour, em 2012, que não é dos mais aclamados.
Mas não estamos aqui para falar da história de Silent Hill na industria, apenas. A ideia é mostrar a indignação pelo fato de uma série como essa não estar figurando entre as novidades.
O outro grande nome do Survival dos anos 90, Resident Evil, está fazendo um trabalho fantástico nessa geração. Primeiro com o 7, embora muita gente não aprecie, e agora com o Remake de Resident Evil 2. Seguindo o caminho natural, é razoável pensarmos que teremos Remakes do jogo da Capcom até os consumidores se encherem.
Precisamos de um novo jogo da série


Em 2014, vimos o famoso PT (Playable Teaser) de SH fazer um barulho imenso. Também pudera, quem estava a frente do projeto era o maior nome da industria e da Konami, Hideo Kojima. Infelizmente as duas partes não se entenderam e tudo foi por água abaixo, mas certamente seria um game memorável. O projeto foi deixado de lado e parece que Silent Hill no geral, também.
Acontece que agora, a Konami não está lá essas coisas. Há propriedades importantes no mercado como PES, Metal Gear, Castlevania e SH – entre outros. PES, que nas antigas era soberano, está perdendo feio para FIFA. Metal Gear, que possui uma das séries mais aclamadas da história dos games, perdeu muito com a saída de Kojima, sendo assim a Konami teve a coragem de apresentar o spinoff MG Survive. Castlevania também é uma série fantástica que merece mais carinho, o qual teve seu último título lançado em 2014, o Lords of Shadow 2.
Agora, o que realmente entristece os fãs da série é que não há nenhuma perspectiva da volta do game. Remakes estão trazendo ótimos resultados no mercado, portanto seria coerente que a Konami considerasse fazer isso com a sua série. Eles tem a tecnologia e tem a qualidade, falta mesmo é ter um pouco mais de planejamento e coragem para gastar o dinheiro com o que o púbico realmente gostaria de ver.
Acredito que essa é a melhor maneira de revitalizar a série e traze-la de novo aos holofotes. Vimos um trabalho primoroso de um grupo de fãs de SH. Eles trabalharam magistralmente os aspectos técnicos e disponibilizaram o vídeo com as mudanças.
Confira logo abaixo:
Aqueles que jogaram o game, com certeza sentiram uma nostalgia feroz nas cenas apresentadas. Aqueles que não conhecem, eu não tenho a menor dúvida que abraçariam a ideia e abrilhantariam a chegada da cidade mais tenebrosa do mundo.
Só nos resta esperar e torcer para que Odin, Thor, Zeus ou qualquer outra divindade, coloque um pouco de juízo na alta cúpula da empresa e nos traga aquilo que fará nosso coração bater mais forte, de emoção e de medo.