

Nesta quarta-feira (7), a Konami registrou uma patente no site do órgão estadunidense United States Patent and Trademark Office (USPTO) de nome TurboGrafx, console lançado em 1987 no Japão sob o nome de PC Engine e nos Estados Unidos, em 1989, com o título TurboGrafx-16.
Embora a página tenha sido gerada somente hoje, a empresa japonesa aplicou o pedido de patente em 1º de dezembro. No documento exibido no site do USPTO, o registro feito pela editora engloba diversas categorias, incluindo as de console, controles para videogames, títulos que utilizam internet para serem jogados, jogos mobile, dispositivos com wireless, entre outras.
O console referido na patente foi produzido por meio de uma parceria entre a Hudson Soft e NEC Corporation. Sendo a Konami atualmente detentora das franquias da Hudson, como Bomberman, Adventure Island e Bonk’s Adventure, não se há uma confirmação de parceria entre a publisher e a NEC, que ainda está em atividade, para a produção de uma futura versão do aparelho.


Alguns suspeitam que a patente pode ser um sinal de que a Konami seguirá os mesmos passos da Nintendo, que lançou recentemente o NES Classic, uma edição menor do Nintendo Entertainment System, ou somente Nintendinho para os brasileiros. O sucesso das vendas do relançamento do NES pode ter influenciado consideravelmente a decisão de relançar o TurboGrafx-16 em uma versão reduzida.
Contudo, não foram divulgadas quaisquer informações concretas sobre o que de fato se trata o registro feito pela possuidora de Metal Gear Solid e Pro Evolution Soccer.