Mark Cerny é o cara que ficou 5 anos no desenvolvimento do PS4. Ele é o arquiteto do projeto, e em uma entrevista ao site Polygonele falou sobre os conceitos utilizados para criar o novo console da Sony e sobre o quanto eles aprenderam com as dificuldades encontradas pelos desenvolvedores para lançar jogos no PS3.
“O Playstation 2 foi muito bem. Quero dizer, nós estávamos muito bem. Nossa participação no mercado foi próximo de 75%, e em seguida com o lançamento do PS3, realmente passamos por uma fase difícil, e muito disso tem a ver com o fato do console ser tão caro na época, pensando no lado do consumidor. Então traçamos um objetivo, que o PS4 seria um console mais acessível do que o PS3“, disse Cerny.
Mark Cerny apresentando um de seus filhos, o Dual Shock 4.
Porém Sr. Cerny, nós do Brasil não podemos dizer o mesmo. Nunca na história desse país um console foi tão inacessível. Mas, vamos continuar.
“Agora, pensando no lado do desenvolvedor, o Playstation 3 adquiriu uma reputação de um console muito difícil de se trabalhar. Porém, eu sabia disso, eu trabalhei em um título de lançamento para o console, e por isso queria ter certeza de que o Playstation 4 seria um mar de rosas para o desenvolvedor, que seria uma plataforma em que você não tem que aprender todos os detalhes do hardware, a fim de fazer um jogo. Queremos que os esforços estejam na criação, na visão do diretor do jogo”, continuou Cerny.
“O Playstation 4 é o console mais poderoso já criado, então acho que conseguimos encontrar o balanço entre poder e acessibilidade.” – Mark Cerny, Arquiteto do PS4.
Cerny ainda disse que o paradigma dos jogos mudou, e que hoje em dia o jogador tem uma relação com o jogo por durante uns 6 meses, por causa dos DLCs e conteúdos adicionais lançados posteriormente. Segundo ele, o PS4 trará uma tremenda evolução à esse respeito também, em um ciclo que chegará em breve.
Como todos os envolvidos com os projetos internos de cada console, Mark Cerny também fala bem de seu produto, pois nunca teria como ele ir contra algo que ele inventou. Porém mesmo quem torce o nariz para o PS4, por algum motivo, reconhece que tudo que é falado sobre este console por aí em relação à poder pode ser verdade. Os desenvolvedores também falam que é uma plataforma de fácil manejo, e é bem provável que a Sony tenha acertado a mão desta vez. Mas como a própria história nos mostra, poder não decide uma geração e o PS2 é o maior exemplo disso, pois na época o Xbox e o Game Cube eram mais fortes que ele, mas mesmo assim o console da Sony derrotou os demais. O mesmo aconteceu com o Wii e sua chuva de vendas.
Será que o PS4 vai mesmo atropelar o Xbox One, ou a Microsoft tem uma carta na manga guardada? E que novos jogos a Sony poderá anunciar nesta quinta em seu evento de lançamento?
Só o tempo pode nos responder, mas você pode deixar sua opinião logo abaixo ;)!
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.