A Nintendo apostava muitas de suas fichas para o natal de 2013, porém o resultado obtido foi muito abaixo do que a empresa previa. De acordo com o site Bloomberg, Satoru Iwata, atual presidente da Nintendo, disse que a gigante japonesa espera vender 2.8 milhões de consoles Wii U durante o ano fiscal vigente. A estimativa inicial era de 9 milhões de unidades vendidas, uma queda enorme no montante total, e altamente desastroso, tendo em vista que as vendas do PS4 e Xbox One em apenas alguns meses de vida.
A Nintendo ainda espera registrar uma perda liquida de 175.6 milhões de Euros, enquanto que a estimativa de lucro operacional era de 100 milhões de Euros.
“A revisão é muito pior que o esperado”, disse Yusuke Tsunoda, analista da Tokai Tokyo Securities. “Será o terceiro ano consecutivo com um prejuízo operacional, o que levanta um problema sério de gestão.”
Veja também: Iwata diz que o problema não é o preço do Wii U
As perdas ainda se estenderam até a menina dos olhos da Nintendo, o 3DS. Inicialmente, a previsão era que seriam vendidos 18 milhões de unidades do portátil, enquanto que agora a previsão é de 13.5 milhões de unidades. Mesmo sendo um belo número, está muito abaixo do que a empresa esperava vender. Nos jogos, era esperado alcançar 80 milhões de unidades, e agora a previsão é de 66 milhões.

Mesmo com o corte nos preços, bundles chamativos, como o de Zelda junto com o Wii U e a confirmação de que mesmo com as perdas, dezembro tenha sido o melhor mês para o console de mesa da Big N, nada foi o suficiente para salvar o ano fiscal da Nintendo. Iwata inclusive, pediu desculpas aos acionistas pelo baixo rendimento da empresa, mas segundo o jornal Nikkei, ele não pensa em deixar o cargo.
Veja também: Sony: “Precisamos da Nintendo fazendo muito sucesso”
Iwata admitiu ser responsável pelos resultados financeiros desastrosos da Nintendo, e assinalou que agora o principal objetivo é recuperar as perdas o mais rápido possível. Ele ainda afirmou que vai pegar esta tarefa para si, e promete cumprir o seu papel.
Definitivamente, está na hora de Iwata pedir pra sair. O atual presidente da Nintendo já teve tempo suficiente para mostrar serviço, e na sua gestão, a empresa passa pelo pior momento de sua história. Não que ele não seja um bom gestor, mas geralmente este tipo de mudança traz boas e novas ideias para uma empresa como a Nintendo, em um momento tão delicado.
Mesmo que em alguns momentos boas notícias sejam dadas, como o avanço nas vendas do Wii U com o bundle de Zelda, logo depois uma enxurrada de notícias contrastam com os números positivos, e no final, resta apenas o marketing negativo. Hoje, falar de Nintendo é falar de dúvidas, incertezas e tiros no pé. E isso acontece em um momento onde a nova geração entra forte na vida dos gamers, e é muito provável que o Playstation 4 e o Xbox One venham a jogar a última pá no túmulo do Wii U. E veja bem, eu torço muito fortemente para o sucesso da Nintendo, porém todas as estratégias da empresa estão indo contra ela mesma., infelizmente não somos nós da imprensa que afundamos a Nintendo, foi ela mesma.
O mundo dos games chora ao ouvir que a Nintendo vai mal das pernas. Uma empresa que há muito tempo vem na corda bamba, e se segura graças à seus fãs fieis, e claro, ao seu ótimo trabalho com os videogames portáteis e jogos exclusivos. Porém, nem mesmo Mario pode ajudar o Wii U, nem mesmo Zelda. Quem poderá ajudar Iwata e Nintendo nesta tarefa? O Chapolim?
Só Zeus sabe…
2 respostas