

Com todas as revelações da Valve nesta semana (SteamOS, SteamBOX e Steam Controller), o passo dado pela companhia para chegar até a sala de estar de cada consumidor pode estar deixando grandes empresas de cabelo em pé, já que a Valve é uma empresa com grande aceitação pelo público ligado em games. No entanto, em uma entrevista dada ao site Eurogamer, Phill Harrison um dos executivos da Microsoft, reconheceu o trabalho dos criadores do Steam, dizendo que “a Valve é uma empresa muito impressionante, e obviamente nós estamos de olho no que eles estão fazendo, com grande interesse.”
Quanto ao Xbox One, que será lançado no dia 22 de Novembro, Harrison disse que o console foi idealizado para estar no mercado nos próximos 10 anos. As novidades da Valve não parecem acarretar nenhum impacto nesta projeção.
“Eu acho que a morte dos consoles de vídeo games foi anunciada muito prematuramente,” continuou Harrison, quando respondia à uma pergunta sobre o futuro dos consoles. “Claramente há um grande alvoroço em torno do games serem jogados na sala de estar, na maior tela da casa, na maior parte das vezes conectado em um bom aparelho de som e criando a maior experiência gamer com um CPU (processador) forte e um ótimo GPU (processador das placas de vídeo).”
“Nosso ponto de vista, claramente, é que o Xbox One é a melhor encarnação disso, no entanto a competição sempre é boa,” disse Harrison.
A Microsoft está certíssima de estar de olho na Valve, e tomou todo cuidado de não falar mal do novo serviço da empresa e ainda fez um jabá do Xbox One. Minha aposta é que logo logo tanto Sony, quanto Microsoft estarão jogando farpas pra cima da dona do Steam, afinal a competição é boa, até o momento que você começa a perder, ou não?
Agora uma coisa que não deve passar em branco é a frase de Harrison sobre a morte dos consoles, que vem sendo anunciada praticamente todos os anos. Será que todos nós estamos esquecendo o quanto os consoles são importantes, e principalmente, trazem experiências únicas, assim como o PC? São mundos diferentes, mesmo que ao mesmo tempo muito semelhantes, afinal o que está em jogo são os… jogos! Quanto mais concorrência, melhor para nós e imagino que o SteamBox (ou os steam boxes) chegarão para adicionar ao mercado, e não para definir determinado rumo ou morte de determinados costumes que temos. Mesmo com aquele controle um tanto quanto esquisito.
Comente, deixe sua opinião, pois o mercado dos games está pegando fogo!