

O responsável pelo programa ID@Xbox na Europa, Agostino Simonetta, disse em entrevista ao Eurogamer que a Microsoft está pronta para o cross-play entre seu console e o PlayStation 4.
Quando questionado sobre a tecnologia necessária para um cross-play entre o Xbox One e PlayStation 4, Simonetta disse que o console já dispõe e está pronto, porém há dependência de políticas e licenças para que isso aconteça. Ele ainda disse que isso não será obrigatória para todos os desenvolvedores, isso seria apenas uma opção que a produtora poderia ou não adotar. Aparentemente um dos primeiros jogos a dispor do serviço será Rocket League, segundo Simonetta.
“Como plataforma não os forçaremos a fazerem lançamentos de qualquer tipo, já que serão os desenvolvedores que irão incluir a característica uma vez que estejam prontos para tal,” explicou ele. Quando Simonetta foi perguntado sobre as partidas online entre os dois consoles, ele disse mais uma vez que a empresa estava pronta. “Claro que nós estamos prontos. Qualquer jogo que queira incluir o cross-play entre as plataformas, ou até mesmo qualquer anúncio futuro se desejar, poderá incluir a essa opção e tirar proveito disso, já que estamos prontos”
Simonetta diz ainda que a Microsoft convida qualquer pessoa a juntar-se a Xbox Live, incluindo a PlayStation Network. “Nós apenas podemos dizer que estamos prontos. Fizemos a nossa parte e convidamos qualquer empresa que queira participar.
É um passo importante para a industria e para os gamers. Existir um cross-play entre as duas concorrentes é sinal de maturidade das envolvidas e um desejo maior que a comunidade prospere. Ter essa possibilidade poderá ter dois benefícios interessantes – diminuir a intolerância entre o público de ambas e unir os fãs em prol de melhorias em todos os sentidos, já que todos estarão no mesmo barco.