Olá meus amigos Combonautas. Estamos aqui mais uma vez para compartilhar um marco na história dos games no Brasil, o lançamento do novo console da Microsoft – Xbox One – e nós do Combo Infinito estávamos lá.
O evento ocorreu na última quinta-feira, dia 22 de novembro, em São Paulo na Fnac da Avenida Paulista. O local estava aberto ao público, portanto qualquer um poderia ter ido, se você foi, parabéns, presenciou algo muito bacana, mas se não foi, não tem problema, ficará sabendo tudo o que rolou aqui.
Antes de mais nada, gostaríamos de contar um pouco da trajetória do Xbox One no cenário mundial, e diga-se de passagem, não foi nada fácil. A proposta de negócio inicial da empresa foi oficialmente apresentada pouco antes da E3, e era algo fora do comum, muito diferente do que os gamers queriam. Resumidamente o console só funcionaria online, você não poderia jogar um game que seu amigo adquiriu, dentre outras coisas que pesaram para o Marketing negativo da Microsoft.
Felizmente a empresa modificou sua política, não só para poder se adequar ao mercado competitivo, mas também por ouvir as tantas reivindicações dos jogadores, o que com certeza, foi um gesto importante para o sucesso que o console procura.
Inicialmente o console seria lançado em 21 países, porém, para atender a demanda com qualidade, 8 locais foram limados dessa lista e foi então que recebemos uma ótima surpresa – O Brasil estaria na lista dos 13 para o lançamento mundial.
Desde então criou-se uma expectativa sem tamanho, aonde inúmeras discussões sobre localidade, preço e qualidade técnica estavam cada vez mais pesadas. A Sony, principal concorrente, veio com uma proposta melhor na América do Norte, e obteve grande resultado vendendo 1 milhão de unidades em apenas 24 horas, porém esses números serão muito diferentes aqui no Brasil, justamente pelo valor exorbitante que o console possui, e aí é que entrou a jogada inteligente da Microsoft de entrar fundo no mercado brasileiro, o que não precisou de muito esforça pra conquistar.
Pois bem, a primeira vez que o console tem lançamento mundial na terra tupiniquim, e pode ter certeza que para a empresa foi motivo de muito orgulho.
Perguntamos ao gerente de produto da Microsoft, Danilo Parise, o que representa para a empresa lançar o Xbox One no Brasil?
“Bom eu acho que o compromisso que temos com o consumidor brasileiro desde o início com o 360, nós falamos que queríamos mudar esse mercado, e construir esse mercado de videogames. De novo a gente reforça, traz o Xbox One pra que isso realmente aconteça, a gente já viu que existe uma mudança de mercado de games no Brasil e eu tenho certeza q daqui pra frente esse mercado cada vez mais vai crescer“.
O valor do videogame aqui no Brasil chegou por 2.300 Dilmas, enquanto que seu principal concorrente, o Playstation 4, veio com a proposta de 4.000 Dilmas – acho que já ficou claro quem vai dominar o mercado brasileiro, não?
O evento foi marcado por elementos interessantes, inclusive uma pequena Live Quest, para conquistar o brinde disponibilizado para os convidados.
Depois da aventura em busca dos selos perdidos, finalmente – O brinde
E claro os cosplays também marcaram presença.
Cosplays não podem faltar – Zumbi de Dead Rising 3
A multidão estava em um furor contagiante. O primeiro brasileiro a adquirir o console foi o designer Paulo Roberto de Andrade, que relatou ter chegado à Fnac 19:55, mas só pôde botar as mãos no seu brinquedo as 00:01, ou seja, o cara só ficou em pé esperando 4 horinhas – “Valeu cada segundo” disse ele.
A esquerda Danilo Parise (Ger. produto da Microsoft), no meio Paulo Roberto (primeiro Comprador do console no Brasil) e a direita Eraldo da Silva (segundo comprador)
Dead Rising 3 e Ryse eram alguns dos jogos que já podiam ser adquiridos no ato. Sentimos falta de podermos jogá-los numa demonstração, porém por problemas técnicos isso não foi possível.
Com muita música, muita animação, coquetel, com os fãs contagiando o local, a Microsoft apresentou um evento muito bem feito e de uma certa maneira, jogando a batata quente pra cima da Sony, que terá o lançamento do Playstation 4 no Brasil dia 29 de novembro. A importância desse evento para nós brasileiros é clara, e podemos perceber o empenho da Microsoft em agradar os consumidores brasileiros com o investimento que eles estão fazendo. Acredito que com essa ação os fãs do Xbox One aqui no Brasil poderão esperar boas surpresas.
E vocês meus amigos, foram ao evento? Gostaram dessa atitude da Microsoft? Compartilhe e comente suas ideias.