Conforme um relato do site The Verge, Halo 4 e possivelmente outros jogos de Xbox 360 podem estar chegando ao PC e smartphone. De acordo com o mesmo site, a Microsoft demonstrou um streaming baseado em tecnologia cloud em uma reunião no dia de hoje, o game Halo 4 rodando no PC e em um dispositivo mobile com o Windows Phone.
O site The Verge ainda diz que o serviço foi demonstrado rodando no Windows Phone e também com um controle do Xbox 360 acoplado a um computador com capacidade bastante baixa, demonstrando que mesmo com belos gráficos, o uso da nuvem traz a qualidade de Halo 4 para este tipo de aparelho. Tudo indica que o serviço, ainda sem nome, terá como base a plataforma Azure da Microsoft, mas tudo ainda é um protótipo.
O conceito deste serviço soa como uma resposta da Microsoft ao Gaikai, serviço de streaming de games que a Sony comprou há algum tempo, mas que começa a mostrar a cara e suas funcionalidades agora em que a Sony planeja levar seus jogos para outros dispositivos, através da nuvem.
Albert Penello – da Microsoft – recentemente falou sobre as possibilidades do Xbox One possuir retrocompatibilidade através da nuvem e streaming, usando o Azure, dizendo ainda que esta função poderia ser utilizada para coisas “mais complicadas, como renderizar um jogo completamente como acontece com a Gaikai e rodar no Xbox One.” – deram também como exemplo as vantagens de se utilizar a nuvem no game Forza 5.
“Nós apenas precisamos saber como, com o tempo, e principalmente o quanto isto irá nos custar e o quão boa a experiência poderá ser,” disse Penello ao site GameSpot.
Quando contactado pelo site Polygon para dizer algo sobre a demonstração, um representante da Microsoft disse que a The Microsoft Company Meeting – nome dado à reunião onde pode ter acontecido a demonstração – “é o lugar perfeito para demonstrar várias e empolgantes possibilidades, entretanto nós não temos nada específico para compartilhar no momento sobre nossos planos.”
Ao que tudo indica, a Cloud Computing é o futuro da tecnologia, e também dos games. Quando poderemos contar com esta possibilidade de maneira real não sabemos, ainda mais com a internet pífia do Brasil, que não consegue entregar nem uma ligação do Skype com qualidade, o que dirá de jogos que precisam de velocidade para uma experiência competente. De todo modo, tudo demonstra que a Microsoft não quer deixar a Sony correr sozinha, e ambas começas a pensar no futuro, mesmo com as novas plataformas chegando.
O que você pensa de tudo isso? Será que serviços como a Gaikai serão as plataformas do futuro, as Netflix dos games? Comente!

6 respostas
A ideia é muito boa, mas eu não acredito que dê certo, pelo menos no Brasil, onde temos a média de velocidade de 150kbps (não sei se é isso mesmo, li algo a respeito essa semana por cima!) Acho que para um serviço desses ser satisfatório, o mínimo seria uma internet muito rápida para a transferência de dados!
Pois é Dori, não vejo como isso funcionar no Brasil. Apenas se internet de 30 MBs se tornar algo padrão, e muito estruturada.
Eu acho que tá todo mundo querendo ir para o PC, mas tá com vergonha de dizer que o PC é legal. =)
Hehehehehe, apesar que console também é legal =D, jogos são legais!!
Não faz diferença, assim que sair o Steam OS, a M$ estará MORTA para mim.
E pra muita gente Gradash. O SteamOS tem tudo pra ser uma ótima opção pra quem não quer saber dos consoles e suas complicações.