

Algumas semanas atrás, fontes confirmaram alguns dados ao site Eurogamer sobre o Nintendo NX — que agora foram patenteadas pela própria Nintendo — informações que voltam a confirmar a solidez da empresa no modelo de negócios que vem seguindo há muitos anos: ser diferente. Segundo as fontes confidenciais do site, o novo projeto da Nintendo será um híbrido de console e portátil, e, segundo declarações da Nintendo dadas anteriormente, não tomará o lugar do Wii U ou do 3DS, será uma nova maneira de jogar videogames.


Ao que parece, voltamos no tempo. Lembra-se quando o mercado de jogos aderiu aos discos e a Nintendo permaneceu com os cartuchos? Essa época voltou com um suposto filho do Nintendo 64, não pelas ideias impostas em ambos aparelhos, mas pela persistência em seguir um caminho onde todos não trilham mais. Segundo ainda os relatos do Eurogamer, o NX usará cartuchos de 32GB, um tamanho muito pequeno se comparado a jogos atuais. Porém, entrar na briga com a Sony e a Microsoft não é objetivo real da Nintendo.
Uma decisão estratégica?
Não é um retrocesso, muito menos uma decisão rústica. A utilização de cartuchos ainda é feita pela Nintendo em seus portáteis, e acredito que fará o uso deles até que pare de fabricá-los. Contudo, é difícil pensar em cartuchos enormes do Super Nintendo ou NES em um console atual, portanto, o mais provável é que a companhia japonesa opte pela escolha de cartuchos cuja produção seja similar aos do Nintendo 3DS.
A estrutura do Nintendo NX é diferente e inovadora, pelo menos é o que fontes do portal europeu indicam. Como já dito mais acima, o projeto da Big N será um híbrido, mas você pode parar e pensar “a Nintendo já fez isso com o Wii U“. A proposta do Wii U surgiu parecida com a do NX, embora mais rudimentar e ainda muito bruta, porém ele contará com dois controles destacáveis nas laterais e uma tela no meio. Ao contrário do GamePad, não haverá uma distância delimitada para que possamos jogar como um portátil, pois o NX já fará o trabalho de ser o console, tanto em sua casa quanto fora dela.


Não é novidade alguma que a Nintendo não luta mais por ter os melhores gráficos do mercado, sendo o Wii U a confirmação final disso. Este modelo não é seguido apenas nos consoles de mesa, mas também nos portáteis da empresa que nunca tiveram um poder gráfico surpreendente, mas possuem valores exorbitantes de vendas mundiais. Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 apresentavam belos e detalhados visuais, o Nintendo Wii focava-se em experiências únicas e singulares, o que a levou a um patamar de unidades vendidas muito superior ao de seus concorrentes e, se os recentes rumores forem de fato reais, especificação técnica não será o objetivo principal do NX.
Apoio das Third Parties
Dito isso, entramos em um ponto delicado: estúdios third parties. No geral, a Nintendo não necessita de estúdios externos para que consiga manter seus consoles, mesmo que sejam de extrema importância para a Sony e Microsoft. Desde o Nintendo 64, nenhum console da companhia permaneceu erguido por jogos lançados para demais plataformas, até mesmo o recente e debilitado Wii U, que recebeu grandes jogos desenvolvidos pela própria Nintendo. A mágica dos jogos da companhia japonesa só pode ser feita por ela mesma, proporcionando experiências divertidas e que estampam um sorriso no rosto de quem os joga. Esse é o real objetivo da Nintendo, uma trilha por qual ela percorre há mais de 30 anos, fora e dentro da indústria de videogames.
Contudo, aparentemente, o Nintendo NX não terá carência quanto a estúdios externos. Grandes empresas como Ubisoft, Take-Two Interactive e CD Projekt já se mostraram bastante interessadas no projeto. Porém, não sabemos se todos os elogios resultarão em jogos desenvolvidos para o console, ou se são apenas glorificações por ser um ponto fora da curva nesta indústria tão padronizada. Algumas editoras como Ubisoft e Square Enix já confirmaram que estarão presentes no NX, trazendo Just Dance 2017 e Dragon Quest X, respectivamente; não mais do que o esperado.


O Nintendo NX não precisa ter o melhor poder de processamento do mercado. O Nintendo NX não necessita possuir todos os jogos que outros consoles atuais têm. O Nintendo NX não precisa de todos os grandes third-parties do mundo o apoiando. O Nintendo NX precisa ser divertido, renovador, diferente, e o mais importante de tudo: continuar sendo um aparelho da Nintendo — no sentido mais subjetivo e poético.
*Todos os nossos artigos refletem a opinião do redator responsável pelo texto
Quer saber mais sobre o assunto? Veja um dos vídeos de nosso canal no Youtube, onde falamos dos rumores sobre o Nintendo NX.