O Gerente de vendas da Nvidia, Matt Wright deu uma declaração frisando que o PC é a melhor escolha quando se pensa em um equipamento para jogos. Segundo ele, os PCs são “muito superiores que os consoles“. No entanto, ele reconhece que boa parte dos consumidores que hoje preferem os consoles, precisam de mais algum tempo para se convencerem disso.
Falando ao site MCV, Wright disse: “Nós estamos querendo demonstrar que o PC é a melhor alternativa comparando com os consoles da próxima geração. Jogadores entusiastas querem o sistema mais poderoso para jogos, e não há dúvidas que é o PC. O PC como plataforma de jogos, é de longe, muito superior à qualquer console, além de acompanhar todas as funcionalidades extras que um computador pode trazer.”
Ele ainda diz que olhando de fora, jogar no PC pode parecer mais complicado e exigir maior conhecimento técnico do que os vídeo games, mas ele afirma: “Nós queremos fazer o ato de jogar no PC algo mais simples possível, e fazê-lo muito mais relevante e atraente para o jogador casual.”
O último modelo de placa de vídeo da Nvidia, sozinha, custa U$ 700 Obamas. O Xbox One custa U$ 499, U$ 100 a mais que o PS4.
Segundo ele, o Steam, plataforma da Valve de venda digitais de jogos, pode ajudar: “O Steam tem agora, mais usuários do que a Xbox Live,” concluiu Wright. “Existe toda uma nova geração que cresceu jogando nos computadores, e novos games de sucesso surgiram, como Minecraft ou World of Tanks. Há uma grande comunidade que ama jogar seus jogos no PC“
Essa é uma história que sempre vem à tona quando se fala do poder dos consoles. É óbvio que um PC será mais forte do que qualquer console, porém, de qual PC estamos falando? O grande problema do PC ao meu ver, é a quantidade e exigência de atualizações que devemos fazer para que o equipamento continue a rodar os games de forma considerável. Uma placa de vídeo, dura no máximo, 2 anos rodando tudo no máximo. Aí vem o processador, a memória, a fonte. Enfim, tudo muda muito rápido, enquanto que um console é fixo, uma arquitetura fechada e pronta para jogos.
Não quero definir que os consoles são melhores que os PCs para jogos, até porque do mesmo jeito que jogo o meu PS3, também jogo no PC. Ambos me atendem, mas há muito tempo não invisto em um bom PC, justamente porque tudo muda muito rápido. Jogar no PC é ótimo, desde que você tenha como gastar e investir nele com frequência.
E novamente, onde está escrito que devemos ter apenas uma plataforma para jogos? É totalmente vantajoso jogar no console e no PC. Existem muitos jogos nos PCs que não saem nos consoles, e vice versa. Um completa o outro, porque não?
Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.