Atenção! Muitos spoilers do episódio 4 da 2ª temporada de O Exorcista abaixo!
Existem episódios chaves pra mostrar se uma série terá potencial e este episódio 4 foi exatamente assim. Muito bem dirigido, com um ritmo excelente, muitos acontecimentos e todos os personagens importantes interagindo uns com os outros. E que final! Não há uma pessoa que acompanha a série que estivesse esperando por aquele final embasbacante. Mas vamos comentar mais a frente tudo!
Tomás é realmente um escolhido?


Diversas cenas foram muito importantes neste episódio 4 da 2ª temporada de O Exorcista. No entanto, nenhuma foi tão importante quanto três em especial e todas tem como foco nosso querido Padre Tomás. Primeiro quando ele sai do barco e pisa pela primeira vez na ilha onde fica o orfanato de Andy. Não demorou nem um segundo para que Tomás sentisse algo. A cena foi muito poética no sentido de mostrar definitivamente para nós, expectadores, que Tomás realmente é um escolhido. Naquele momento ele deixou de ser o cara chatão que achava que era melhor que Marcus para se tornar o principal cavaleiro de Deus contra todos os males que os esperam.
Marcus, por sua vez, já sacou que o que ele sentia no passado provavelmente não voltará. Ele entende que Tomás possui alguma ligação especial com Deus e que talvez, sua jornada esteja chegando ao final. Ele inclusive lamenta que não sinta mais que Deus o usa como fonte de poder e força contra os espíritos do mal. Tomás definitivamente é, ou um sucessor, ou o real escolhido. Como eles vão lidar com isso ainda é um mistério, mas já deu pra perceber que a cumplicidade entre eles aumentou. E calma, até agora estávamos falando apenas da cena que Tomás desce do barco e sente uma presença estranha naquele lugar.
Sentindo uma presença diferente


A segunda cena importantíssima é quando Tomás vê um quadro mexendo na parede, dentro da casa. A pequena Grace aparece atrás do Padre e ele sente uma presença. Ao se virar, ela não está mais lá. O final do episódio nos mostra que Grace, na verdade, não existe e que pode ser coisa da cabeça de Andy. Mas o fato de Tomás a sentir daquela forma indica que ela realmente é o mal dessa temporada. A terceira cena foi logo em seguida, quando o Padre vê finalmente a parede pintada com as mãos das crianças. Aquele é o elo que ele precisava para ter certeza que suas visões são um sinal. Mas ainda assim, ele fica em dúvida, pois em sua cabeça, ele acabou de cometer um erro grave e isso não pode se repetir.
Mas será que Tomás realmente errou no caso daquela garota e sua mãe? Talvez tudo aquilo tenha sido uma forma de Deus levar os dois Padres até a casa de Andy. E deu certo.
Afinal, quem é Grace?


Algo que ninguém notou e por isso a surpresa ao final do episódio 4, é que Grace não existe. Ela existe apenas na cabeça de Andy e isso pode mudar COMPLETAMENTE o rumo da série. A pequena garota do saco na cabeça tem um trauma, mas na verdade não tem. Quem tem é Andy. É algo como se ele estivesse recluso de sua vida amorosa desde a morte de sua esposa e ao sair da casa com Grace, não era ela quem estava avançando e se curando, era ele. Basta perceber que isso ocorreu após Andy beijar Rose. Mas este fato e a relação dele com a garotinha pode ir muito além, e aí entra a parte mais legal desses textos: vou teorizar ainda mais.
Quando todo mundo esperava que alguma das crianças fosse ficar possuída, ou que a série fosse seguir um caminho mais regular, seremos totalmente pegos de surpresa quando descobrirmos que, na verdade, a possessão vai ocorrer com…ANDY! Assim como Ângela (Regan) no passado via um pássaro e pensava nele como seu melhor amigo, Andy vê Grace e pensa nela como sua responsabilidade. Grace talvez represente apenas mais uma criança na vida dele, ou talvez alguma filha que ele poderia ter com Nikki, sua esposa falecida.
Como Andy vê Grace e ninguém a vê, passo a pensar que a garotinha está para Andy da mesma forma que Pazuzu (na forma de um pássaro) estava para Ângela. Ela é o demônio que o acompanha, mas que até agora não fazia nada para possuí-lo de verdade por ver que Andy era dela, já que toda a atenção de Andy, na maioria das vezes, é de Grace. No momento que uma nova criança e a japa entram na casa é que as coisas começam a ficar malucas. E se percebermos, as demais crianças também sofrem algumas coisas estranhas, tudo pelo motivo de Grace não querer disputar atenção com elas. Ela quer Andy só pra ela. O demônio quer Andy só pra ele. tudo que vimos neste último episódio poderá levar diretamente para a possessão gradual de Andy.
Isso pra série é algo fantástico!


John Cho é um ótimo ator e ele seria perfeito para substituir Ângela como o caso mais importante da temporada. Há muito potencial nessa ideia. Não me recordo de nada que tenha ligação com espíritos, tomando o corpo de um homem. Na maioria das vezes são crianças e mulheres. Talvez até exista algo semelhante e eu não lembre, então vocês podem comentar abaixo e mostrar algum exemplo.
Verity aumentou a sua importância dentro da série e com o que ela viu. Se percebermos no momento que ela olha pra fora da casa e vê Andy correndo, não ouvimos a voz de Grace. Então naquela hora que ela entra no quarto abandonado e pergunta se tem alguém, ela demonstra que desconfia de algo. Verity poderá se tornar alvo daquele mal. Não acho que ela será possuída, mas poderá sofrer alguma represália. Algo como Rose sofreu, em uma cena muito bizarra onde o mal tomou formas sem dominar um corpo. Talvez aquela cena até queira dizer que nessa temporada não veremos um demônio poderoso, mas uma pessoa que morreu. Acho que há uma alma penada que não larga de Andy e só pode ser Nikki. Ou uma provável criança que morreu no útero dela.
Tudo isso poderia explicar o fato dele ver coisas se mexendo enquanto está com Grace e não falar pra ninguém. Com certeza ele já viu aquilo ocorrendo antes.
Que venha o episódio 5!
O negócio ficou muito loco depois daquele final de episódio. Muitas coisas vão acontecer de uma forma totalmente inesperada daqui pra frente. O episódio 4 da 2ª temporada de O Exorcista foi muito melhor do que eu esperava. Foi praticamente perfeito para demonstrar o tom que teremos daqui pra frente. Não há como não ficar ansioso pelo próximo episódio. Vale lembrar que semana que vem não teremos O Exorcista e a série volta no dia 3 de novembro.