Atenção: Muitos spoilers do episódio 6 da 2ª temporada de O Exorcista. O texto não é um resumo, é a opinião do autor sobre o episódio com teorias e informações retiradas diretamente da série.
Aconteceu o que todo mundo estava prevendo. Andy, o pai adotivo de tantas crianças necessitadas, por dentro, era a pessoa que mais precisava de auxílio. Marcus matou a xarada ao entender que Andy ficou frágil por não ter lidado muito bem com a perda de Nikki, e isso custou caro para ele. Espiritualmente ele ficou vulnerável e virou presa fácil para a entidade que o rodeia.
Tivemos um episódio incrível, mais um com qualidade ímpar mostrando que a produção de O Exorcista sabe o que está fazendo. Estão desenvolvendo muito bem o que ocorre na casa de Andy e também o arco envolvendo Bennet. Senti que algumas coisas poderiam ser diferentes, mas no geral, o saldo é altamente positivo.
Desenvolvimento impecável do episódio


Como é gratificante ver um roteiro coeso, que mesmo com algumas falhas, consiga suprir a necessidade de um bom desenvolvimento de cenas e de personagens. O Exorcista vem se destacando em meio a tantas séries por conta deste cuidado. São cenas tão bem trabalhadas e usando recursos dos personagens e dos atores que representam eles. Andy, com uma atuação perfeita de John Cho, saiu da alcunha do “nice guy”, para mudar totalmente sua forma de agir. Mais seco e sem sorriso no rosto, começou a demonstrar que havia algo errado com ele. Um incômodo.
Marcus e Tomás entram no local com uma certeza: há algo de errado ali. É muito legal ver como usam bem a figura de Marcus para impor presença nas cenas. Ben Daniels, novamente excelente em seu papel, fica de canto em alguns momentos, meio que dizendo “Ó, não sou o Padre…”. Então, no momento que Tomás deixa a cena, ao passar mal na visão que teve naquela xícara, Marcus mata a bola no peito e tenta fazer gol de bicicleta. Ali naquela hora ele sente que é a chance de agir do seu jeito, sem Tomás para lhe impedir de nada. Talvez Tomás tenha saído da sala já pensando nisso. O olhar que ele deu para Marcus ao se levantar foi quase um “faça o que for preciso”.
E é o que ele faz, mesmo com Rose tentando impedir. Mas era nítido que quando os Padres descreveram como um possuído se comporta, ficou claro até para Rose que há algo de errado com japa.
A Dominação total


Andy estava numa corda bamba. Entre cuidar de suas crianças e afastar os pensamentos ruins que Grace trazia, ele cedeu. Quando Nikki apareceu para Andy ficou claro que mesmo que ele tenha aguentado 6 anos, aquilo era demais pra ele. Seu luto é enorme, sua saudade é ainda mais e toda vez que Rose se aproxima dele, o mal ataca com mais força. Naquela situação o amor seria a cura para a ferida mais densa e dolorosa que um homem pode sentir. Sem Nikki e vivo, Andy precisava se permitir seguir em frente e o espírito maligno que ali reside sabe disso.
Rose demonstrou que estava preocupada com Andy ao permitir que os Padres entrassem no local. No entanto, ela também abriu brecha para mostrar que gosta realmente de Andy e isso irritou a entidade. Que cena fantástica mostrando Rose deitada com as mãos de Nikki ao redor de seu pescoço. Ali era possível notar, assim como Marcus havia dito antes, que o demônio estava vacilando, mostrando sua presença. Uma pena que Rose tenha sofrido naquele momento, uma vez que ela caiu de paraquedas naquela situação toda.
Então ocorre a fatídica cena em que Andy é totalmente possuído. Após a entrada maluca e meio furada da mãe da de Harper na casa, onde ela só serviu pra ser morta. Era preciso ter alguém ali que Andy pudesse matar, então que fosse a mãe de Harper. Esse foi pra mim um dos maiores problemas do episódio, mas dá pra deixar passar. A mulher estava nas mãos das autoridades e não conseguiria fugir tão facilmente. Muito menos entrar na casa de Andy com dois Padres orando pro lado de fora.
Que espírito é aquele e que significado tem aquela pedra?


Venho notando algumas coisas relacionadas aquela pedra. Mas antes, devemos falar de Nikki. O demônio que está com Andy aparentemente não é algo da casa, mas sim da floresta, conforme Harper relatou para Marcus. Assim, descarto totalmente que seja o espírito de Nikki. Imagino que ela não teria forças suficientes para fazer tudo aquilo. Definitivamente aquela entidade é a mesma que atacou diversas casas nos últimos 50 anos, que Tomás viu em suas visões. Andy é mais uma vítima, por ter um espírito fraco e por ser o pai de família dali. Assim, o espírito maligno deseja tomar conta do japa para matar todas as crianças.
Assim, me faz pensar em Nikki. Mesmo que a perda de Andy seja tão delicada e dolorosa, me parece haver algo mais. Aquela pedra deve ter as respostas. Como aquele lugar lá em cima onde Grace ficava era um estúdio de pintura de Nikki e aquela pedra foi encontrada lá, vejo que uma terrível tragédia deva ter ocorrido ali. Acho até que, possuído já há 6 anos atrás, Andy possa ter matado Nikki sem saber que estava fazendo aquilo. Ainda sob efeito dessa possessão, ele pode ter carregado ela até a praia e quando acordou, ela estava lá, morta. Caracterizaram então que ela morreu afogada. Ela pode realmente ter morrido assim, mas já deve ter chegado na praia no fim de sua vida.
Assim, onde se encaixa essa pedra? Aquela pedra é muito comum e não teria um significado tão importante se não fosse por um fato. Andy pode ter usado aquela pedra para matar Nikki, acertando sua esposa na cabeça. A pedra deve ser uma arma de um crime que não pode sair da cabeça de Andy, mesmo que ele não se lembre que tenha cometido este crime. Assim, o demônio continua tendo influencia na mente de Andy através da culpa.
A preparação para a 3ª temporada


Então chegamos na reta final da 2ª temporada de O Exorcista. Sempre com pensamento de que a Fox pode já estar preparando a renovação da 3ª temporada. Vejo até que o arco de Bennet possa servir para isso. Apesar de eles terem desperdiçado a Maria, que apareceu e já se foi. Mas tudo que está rolando ali é uma preparação para o novo ano. E acho que teremos um final absurdamente enigmático.
Maria disse para Bennet e Mouse que o mal quer Tomás. Ele seria o corpo perfeito para a integração e vimos com aquela mulher que Bennet tentava salvar no episódio anterior, que os Exorcistas também pode ser possuídos. Quando Andy foi dominado pelo espírito do mal, Marcus e Tomás vão em sua direção já começando o Exorcismo. Andy, ou o que resta dele ali, não esboçou reação. Acho que aquele inimigo é muito forte e não veremos nossa dupla de Padres sair vencedora deste duelo. Pelo contrário, veremos Tomás saindo dali possuído. Posso estar errado, completamente, mas é isso que vejo acontecendo agora.
Imagine a 2ª temporada terminando num take onde Tomás olha para a câmera e vira os olhinhos? Seria tenebroso, mas o suficiente para fazer todos nós esperarmos pela 3ª temporada ansiosamente.