

E a história de que os consoles não são benéficos para o mercado continua. Após a Microsoft dizer que as gerações dos videogames não fazem bem para indústria, agora é a vez de Josef Fares, líder de desenvolvimento no jogo que agitou a E3 na conferência da EA, A Way Out, falar sobre um dos consoles em específico do mercado atual. Segundo Fares, apesar de todos os elogios, o poder do PS4 – e po consequência do Xbox One – não é tudo isso.
Em uma entrevista com o site Engadget, não é possível identificar exatamente o motivo dele tocar no assunto do poder do console da Sony, mas o produtor sente que os consoles da atual geração não são tão poderosos quanto poderiam ser.
“Você quer a resposta honesta? Esta máquina não é tão poderosa quanto você pensa”.
“É como um PC de 5 anos atrás. Se os consoles fossem tão fortes quanto os PCs são hoje em dia, nós estaríamos vendo jogos totalmente diferentes. Muito do trabalho dos desenvolvedores está em conseguir fazer os jogos rodarem nos consoles.”
Publicidade
Sem dúvida nenhuma que Fares tem razão no que diz, já que o PS4 e o Xbox One já estão chegando ao 4º aniversário, mas desde que nos conhecemos como jogadores (de consoles) sabemos que a evolução nem sempre ocorre no hardware, mas também na criatividade dos produtores que, conforme os anos passam, conseguem tirar mais das máquinas que temos à disposição. Obviamente que se o PS4 e o Xbox One fossem tão fortes como um PC atual que as coisas seriam mais bonitas e mais fáceis para os desenvolvedores, mas a história nos mostra que trabalhar com apreço em jogos para videogames traz resultados fantásticos, mesmo em consoles que estão no fim da vida útil. O PS3 é um dos grandes exemplos desta afirmação.
No entanto, devemos levar em conta que Fares deu esta declaração de uma maneira que não teve intensão de danificar a imagem dos consoles, já que seu próximo jogo será lançado para eles. Porém, a comparação que ele criou pode deixar muita gente chocada ou pensativa se o PS4 e o Xbox One são realmente tão bons assim. Desde o começo da geração que falamos que os consoles nasceram com pouca capacidade e a vinda do Xbox One X e o PS4 Pro demonstra isso, já que nem em 1080p constante o PS4 e Xbox One comuns conseguem manter um bom desempenho.
Mas essa história dos consoles será sempre uma discussão interminável. Por isso queremos saber a sua opinião! Diga nos comentário o que você pensa de tudo isso.