Advertisement
Games

Overwatch está morrendo? A resposta pode depender de você! – [Opinião]

Publicado por
Advertisement

Overwatch, uma das franquias de maior sucesso da Blizzard. Lançado em 2016, garantiu a premiação de melhor jogo no mesmo ano e hoje é um dos games mais jogados nas plataformas da atual geração e PC. O game de FPS cooperativo da Blizzard conta com mais de 25 milhões de jogadores no mundo todo, sendo um sucesso absoluto. Constantemente recebe DLCs/Atualizações gratuitas com novos conteúdos e itens em praticamente todo mês com uma comunidade gigante e apaixonada, porém dentro destas dezenas de maravilhas e qualidades, o Overwatch anda sofrendo com um problema muito sério que vem afastando aos poucos, centenas de jogadores do título. Estamos falando da presença dos jogadores tóxicos.

Mas o que é um jogador Tóxico?

Se você é leigo em termos de jogos online, “jogador tóxico” é utilizado para identificar usuários que transbordam negatividade tanto dentro do jogo quanto na comunidade (grupos e fóruns). Visões pessimista, sair de uma partida em andamento, xingamentos e reclamações que muitas vezes são desnecessárias e não trazem benefício aos outros jogadores.

Esse problema geralmente é combatido por meio de ferramentas que permitem que uma testemunha de um “ato tóxico” alerte a desenvolvedora para que ela avalie e penalize o mal feitor. E como de rotina nos jogos da Blizzard, esta ferramenta fica disponível para todos. Entretanto muitas vezes parece não funcionar. Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, afirma que funciona e que estão sempre de olho nas denúncias. O problema é que não vem sendo o bastante para punir jogadores irresponsáveis, o que frustra muitos jogadores sérios na comunidade, tanto os hardcores ou casuais.

O efeito negativo desta falha

Apesar de ser algo simples, eu me canso de escutar todo dia de amigos, colegas e jogadores na comunidade que estão abandonando Overwatch. Não tem como discordar, é frustrante você ser um jogador sério, entra no jogo para se divertir e acaba saindo mais estressado do que devia. Tudo porque algum jogador tóxico ficou gritando durante a partida inteira por alguém ter pego um herói que ele não aprovava ou pelo time ter perdido o primeiro ponto de três.

E como se não fosse frustrante o suficiente ter que aturar um jogador com um ato comportamental tão imaturo, ele chega ao seu ápice de toxidade bancando o “troll” na partida para que o time perca o jogo propositalmente. Os atos de “trolagem” geralmente são feitos quando o jogador tóxico chega em seu nível de “intolerância” mais alto, se matando a partida inteira ou ficando ausente no respawn. Em determinados casos, ocorre até discurso de ódio, preconceito, racismo e ameaças por meio de mensagens privadas.

O que a Blizzard vem fazendo

O artigo continua abaixo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Recentemente a Blizzard publicou um vídeo de atualização do desenvolvedor em seu canal do Youtube em que Jeff Kaplan explica que a equipe de Overwatch vem trabalhando para melhorar e combater a presença de jogadores que não respeitam os colegas que estão na partida. Uma das melhorias já presentes é a adição da ferramenta de reportar jogadores nos consoles, um bom passo para se iniciar um processo de melhorias. Antes, na plataforma da Microsoft e Sony não era possível denunciar um jogador por atividades tóxicas. Só era possível fazer algo se você recebesse alguma mensagem imprópria, racismo, ódio ou preconceito.

A segunda melhoria destacada por Kaplan foi a penalidade gradual, quanto mais reports um jogador receber, maior será sua penalidade. Kaplan ainda destaca que se o jogador for insistente, poderá perder a conta do jogo permanentemente. “Não queremos você em Overwatch...”, afirma Kaplan sobre os jogadores tóxicos que receberem penalidade máxima. Por último e o mais discutido na comunidade, a resposta por parte da Blizzard de que sua denúncia foi efetuada com sucesso e que o jogador em questão recebeu uma penalidade. O recurso está sendo implantando aos poucos, está em fase de teste. Até o momento o jogador é notificado por e-mail. Porém futuramente estas notificações poderão aparecer diretamente no menu do game.

As novidades são extremamente interessantes se a Blizzard garantir que elas serão funcionais de fato. Caso contrário, de nada adianta.

Mesmo assim, depende muito de você, jogador!

No mesmo vídeo onde é revelado estas novidades, Kaplan passa uma mensagem antes de encerrar. Ele diz que os esforços da Blizzard não irão “fazer milagre” se a comunidade não colaborar. É preciso que se respeitem. Não vai adiantar ter diversas ferramentas se a mudança de postura não partir da própria comunidade.

Vou usar como exemplo um questionamento que vi em muitos grupos de Overwatch. Muitos jogadores denunciavam outros por escolherem personagens como “Hanzo”, “Widowmaker” e “Junkrat” (que são odiados pela maioria). Tudo por acharem errado, sendo que estes jogadores denunciados jogavam tão bem quanto a pessoa que o denunciou.

De quem é a culpa? Da Blizzard ou da comunidade? Logicamente da comunidade.

Falta bom senso

A falta de tolerância levou muitos se questionarem o quão funcional seria a ferramenta de reportar jogadores. Uma mensagem importante do Kaplan para que a comunidade reflita sobre suas atividades dentro de Overwatch. Mas diferente da visão positiva que obtive desta mensagem do produtor, muitos não gostaram, por acharem patético e desnecessário. Isso prova mais uma vez que a comunidade precisa repensar em suas ações no ambiente do game. O ego fala mais alto quando alguém diz que estamos errados. O fato é, Overwatch tende a piorar cada vez mais se a comunidade não desintoxicar.

A comunidade atualmente tem muitos jogadores com alto ego e intolerantes. O desempenho dos jogadores pode variar. É necessário que todos reconheçam quando um colega de partida não está muito bem. Xingar e ofender não leva a nada, principalmente depois que acabou a partida. Jogadores que se acham “deuses” e maltratam os outros estão espalhados pelo game. Já presenciei momentos vergonhosos de adultos ofendendo crianças e menores de idade por jogarem mal. Um ato tóxico e imaturo por completo.

Há muito o que melhorar

Por parte da Blizzard, a melhor ação é criar uma equipe capaz de avaliar minuciosamente cada report. Assim será possível identificar os possíveis “alarmes falsos” ou de fato atos tóxicos dentro da comunidade. O game vendeu milhares de unidades e uma das missões da Blizzard é “respeito e JOGO LIMPO” e “cada opinião IMPORTA”. É mais do que um dever da companhia se dedicar a esse problema que poderá manchar a imagem do game.

Overwatch é um excelente jogo! Ele te vicia pela diversão que proporciona e garante momentos únicos com ou sem amigos na partida. Isso quando todos se respeitam, caso o contrário pode ser algo decepcionante e desanimador.

Agora quero saber da sua opinião, escreva nos comentários o que acha disso tudo (sem ser tóxico) e até a próxima!

Advertisement
Luis Felipe

Redator no Combo Infinito e Game Designer. Gosto de escrever sobre jogos, jogar e de produzi-los!

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement