Advertisement

Opinião: por que Dark Souls é tão castigador e recompensador ao mesmo tempo?

Publicado por
Advertisement

O RPG da From Software lançado em 2011 recebeu uma nova denominação pela comunidade: impossível. Sua fama de ser um jogo extremamente difícil o tornou em um símbolo de comparação para jogos desafiadores, porém Dark Souls não se trata apenas de um game ímprobo, as premissas usadas para chegar a tal ponto são impostas indiretamente, cabendo ao jogador decifrá-las enquanto joga. E então chegamos ao ponto importante, como Dark Souls consegue ser uma obra que castiga e recompensa no mesmo grau?

Em diversos pontos durante sua aventura no mundo opressor de Dark Souls, uma punição é feita devido a um erro cometido, e ela serve exatamente para que você não volte a cometê-la, mas, na maioria das vezes, voltamos a repetir o mesmo erro várias vezes, mesmo sabendo o castigo que ali anseia para cair sobre nós. Mesmo que cometendo o exato erro diversas e diversas vezes, Dark Souls não subestima-lhe, não lhe oferece uma opção para diminuir a dificuldade e muito menos pular aquela parte que nos faz querer cortar os pulsos com o controle. Mas enfim a vitória chegou.

O sentimento recompensatório de conseguir progredir de um local considerado momentaneamente como impossível é indescritível, e então é percebido que a progressão realizada daquela parte foi com total mérito próprio, sem a ajuda de uma muleta ou uma mãozinha dada pelo jogo, ele acreditou que você é capaz, e provou estar certo quanto a isso. A evolução do personagem comparada a sua própria evolução não é nada, em Dark Souls aprendizado é o verdadeiro poder, além de um punhado de habilidade, claro. A cada zona avançada ele exige ainda mais da sua atenção, e quando você acha que jamais será derrotado por um inimigo fraco, a punição estará lá.

Se o próprio jogo não lhe subestima, por que haveria de você subestimá-lo? A maior parte da dificuldade existente em Dark Souls está em como você lida com ele. Jogá-lo ponderadamente e com cautela certamente irá facilitar muito a seu trabalho, e, assim como na vida, aprender com os seus erros é parte essencial da progressão. Como já dito antes, a repetição de erros resultará em uma repetição de punições. Durante sua jornada, é visível que o mundo está cercado de morte, destruição e terror, e seu personagem faz parte disso tudo, consequentemente transforma-se apenas em uma partícula de toda a atmosfera opressora, não tendo privilégios por ser o protagonista e sentindo o mesmo sofrimento que todos que aquele lugar compõem.

Diferente de muitos outros jogos, Dark Souls não faz da sua recompensa apenas itens para que seu personagem se torne mais forte, mas com sensações únicas e fortes emoções, além de oferecer belos vislumbres de cenários minuciosamente detalhados. Assim também como as punições não são apenas mortes ou perda de almas, mas acontecimentos que irão mexer com o consciente, aliás, em um mundo tão devastado como esse nada pode acabar bem.

Porém, mesmo com tudo dito acima, Dark Souls jamais será injusto com alguém que aprenda com os seus erros. A persistência levará ao sucesso e quebrará obstáculos auto impostos. Ao terminar Dark Souls a sensação de recompensa pessoal é enorme, é como passar uma semana inteira estudando arduamente para uma prova e conseguir ser aprovado com nota máxima, pois a nota conquistada foi consequência de grande esforço e determinação. Se há algo que Dark Souls queira repassar explicitamente é que jamais devemos desistir dos nossos objetivos, mesmo que pareça completamente impossível, e aprender com os erros cometidos somente agregará aprendizagem para alcançá-lo. 

Advertisement
André Alcântara

Você pode me seguir no Twitter -- onde as minhas opiniões não refletem a do Combo Infinito: @maggnoalcantara

Compartilhe
Publicado por
Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement