Em meio a polêmicas, os indicados
Oscar 2020 mal anunciou os indicados e as polemicas já estão rolando. Certamente não será a primeira nem a última vez que veremos algumas pessoas insatisfeitas pelas indicações da academia.
Aliás, a polêmica da vez já foi vista muitas outras vezes.
A responsável pelo maior prêmio do cinema, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, parece que não se rendeu ao pedido de muitos na hora de escolher os diretores que irão concorrer ao prêmio de Melhor Direção. Falo aqui da inclusão de mulheres nas indicações. Certamente, apenas os melhores figuram na lista final, independente de sexo, cor, classe ou qualquer outra coisa, simplesmente é assim que funciona, os melhores vão para a final. Entretanto, a parcialidade da indicação é muitas vezes colocada a prova.
A insatisfação vem, pois, nomes como Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) e Kasi Lemmons (Harriet) ficaram de fora. Acreditando ou não no mérito dos escolhidos, vamos a eles.
MELHOR DIREÇÃO
- Martin Scorsese – O Irlandês
- Todd Phillips – Coringa
- Sam Mendes – 1917
- Quentin Tarantino – Era Uma Vez Em… Hollywood
- Bong Joon Ho – Parasita
Apesar da insatisfação, vale ressaltar que na categoria de melhor documentário, dos 5 indicados, quatro são dirigidos por mulheres, e estamos muito bem representados lá com “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa.
Essa é uma discussão antiga, ainda acho que para manter a credibilidade do prêmio, apenas os melhores deveriam ser indicados. Entretanto, espero um dia ver muitas mulheres ganhando os prêmios, mas por mérito e não como muitos querem, um prêmio de honra por participação. Aliás, até hoje são 5 indicações de mulheres ao prêmio sendo que apenas um delas foi a vencedora. Foi em 2010, Kathryn Bigelow com o filme “Guerra ao Terror”.
Melhor direção é um dos prêmios mais antigos, sendo que foi entregue a primeira vez em 1929.
Scorsese 10 vezes


Mais um ponto que vale ressaltar é a indicação de Scorsese, essa é, nada menos do que a décima indicação ao Oscar de Melhor Direção dele. Martin Scorsese já foi indicado por ‘Touro Indomável’, ‘A Última Tentação de Cristo’, ‘Bons Companheiros’, ‘Gangues de Nova York’, ‘O Aviador’, ‘Os Infiltrados’, ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e ‘O Lobo de Wall Street’. E mesmo com 9 indicações, apenas levou a estatueta com ‘Os Infiltrados’.
Essa será a 92ª cerimônia do Oscar e acontecerá dia 9 de fevereiro. Acompanhe aqui, tudo sobre o Oscar 2020.
Enfim, quem levará o prêmio? Martin Scorsese, Todd Phillips, Sam Mendes, Quentin Tarantino, ou Bong Joon Ho?
Fonte: Omelete