Há muitos anos que os games de terror não nos assustam mais, a não ser apenas pela falta de qualidade. Silent Hill apesar de manter um bom curso, caiu na mesmice. Resident Evil poderia passar na sessão da tarde em época de férias que até a criançada não sentiria medo do game e acharia graça dos zumbis. Mas afinal, qual é o problema?
O problema está no fato que os games dão muito poder ao jogador. Em um game de terror com diversos tipos de inimigos, você enfrenta um monstro caindo aos pedaços, cheio de resistência, mas você nunca vai correr dele, pois em seu inventário existe uma pistola, uma Colt, uma espingarda, uma granada e um lança chamas. Basta encontrar a arma certa para o momento certo e pronto, nenhum inimigo é imbatível.

Se os games lhe tiram o poder, deixando-o sem muitas armas, o gameplay pode se comprometer e todo o resto não funcionar, deixando o jogador frustrado e ocasionando a falta de interesse pelo game. Existem raras exceções como Fatal Frame, que você usa apenas uma câmera para capturar fantasmas, mas até aí são fantasmas e não algo real, que realmente o faça temer o encontro. Algo como Nemesis de RE3 que você sabia que se o encontrasse, ou era morte na certa ou muita correria pra evitar a morte, pois enfrentá-lo era algo que não funcionava.
Mas, vez ou outra algum game precisa aparecer para fechar esta lacuna, e na última E3, Outlast se candidatou para isso.
Outlast não segue a história de um cara aleatório que ao se ver em desespero, de repente se transforma em um atirador nato. É a história de um repórter que recebe uma dica sobre um velho manicômio, abandonado, e vê neste fato a grande chance de sua carreira. Ele decide ir até o local, e quando ele encontra a porta fechada, seu instinto jornalístico o diz para procurar por outra entrada, então ele sobe em uma janela do segundo andar. Como qualquer jornalista que nunca pegou em uma arma (e também pelo visto não encontra nenhuma), as únicas habilidades que você possui são correr, andar, observar ao seu redor e usar sua câmera. Seu único recurso são baterias para seu aparelho (se a câmera tiver Android ou iOS dura apenas um dia hein), e estas baterias podem ser encontradas dentro do manicômio, como se fossem balas em um game do gênero. O detalhe de todo o game é a visão em primeira pessoa, lhe colocando em um estado de imersão enorme, como podemos perceber no trailer.

Mas nada disso seria suficiente para lhe fazer dar saltos da cadeira caso os inimigos não fossem assustadores. Além dos inimigos que até então parecem bem humanos e totalmente feios e violentos, a escuridão será o maior dos inimigos, e por este fato a câmera é importante como uma arma, pois através dela é possível ver no escuro e conseguir saber que passo dar após perceber o inimigo. Dentro do manicômio não existem apenas inimigos, mas outros detentos e funcionários para interagir, pelo bem ou pelo mal, mas você nunca saberá se poderá confiar realmente no estranho que ali encontrar.
Pelo trailer e pelos detalhes dados na feira deste ano, os inimigos apresentam uma boa inteligência artificial. Em uma das apresentações, o jogador ao perceber que havia um assassino o perseguindo, correu como um louco para um quarto, totalmente escuro. Escondeu-se atrás de um móvel, uma espécie de cômoda com altura de uma criança de um metro. O assassino entrou, olhou em todos os cantos, e aparentemente saiu. O protagonista então levantou, sacou sua câmera e andou no quarto lentamente, olhando para todos os lados, quando foi atacado por trás e game over. Aparentemente esta tela será frequente neste game.

A desenvolvedora do jogo é a Red Barrels Games, formada por apenas 10 ex-integrantes da Ubisoft e eles esperam que o game tenha no mínimo de 5 a 6 horas de campanha. A desenvolvedora se intitula como indie game, mas você perceberá que Outlast mais parece com um jogo de empresa grande.
Vamos aguardar por este que promete adicionar muito ao gênero de terror, e chegará no final do ano para Steam (PC) e início de 2014 para PS4. Confira o tenso trailer da E3 2013 e deixe suas impressões!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Bpg-gog24K8
3 respostas
Jogos de terror, ‘me gusta’ 🙂 Esse aí promete!