Outriders disponibilizou uma Demo longeva
Outriders tem lançamento marcado para o dia 1 de Abril para PS5, Xbox Series, PC, PS4 e Xbox One. Sendo assim, a Square Enix juntamente com a People Can Fly, responsável por Gears of War: Judgement, disponibilizaram uma Demo de 3 horas de conteúdos dos capítulos iniciais do game. Assim, a Demo consegue transmitir todo o cerne proposto por Outriders, no tange todas as suas mecânicas de gameplay um pouco da história.
Dito isso, nós do Combo Infinito, jogamos a Demo disponibilizada e decidimos trazer nossas impressões daquilo que a demonstração pública nos proporcionou. Vale lembrar, que não se trata de uma análise, assim a opinião aqui exposta estará limitada ao que a Demo disponibilizou. Portanto, deixaremos para dar nossa opinião completa de Outriders no seu lançamento.
Em suma, eu me chamo Jão e estarei aqui externando minhas impressões da demo de Outriders. Lembrando que eu joguei a demo em um PS4 Pro.
Uma trama instigante e um espectro de Gears of War
A Demo de Outriders traz os capítulos iniciais do game onde temos uma noção do que nos espera no game final. Assim, inicialmente, temos o conhecimento que Outriders são uma espécie de colonizadores que buscam um novo lar para humanidade após a Terra ter sido colapsada. Deste modo, uma locomotiva liderada pela a ECA, com inúmeros Outriders, aterrissam no planeta Echoa. Contudo, o planeta possui fenômenos cataclísmicos ocasionando em uma perda em massa da tripulação e falhando a missão de colonização.
Anos se passaram, e nosso personagem acorda depois de um coma criogênico de anos, e se encontra em uma Echoa diferente da qual conheceu décadas antes. A partir daí é onde Outriders começa de fato.


De todo modo, com toda minha experiência da demo, e com o que eu pude notar da história, ela é instigante e traz alguns momentos interessantes que me surpreenderam, e me fizeram querer entender mais sobre o mundo de Outriders. Em paralelo, o que me chamou muita atenção é a qualidade na dublagem e jogo de câmera que o game utiliza durante as animações. De fato, é notório o estigma que a People Can Fly herdou de Gear of War: Judgement, bem como os diálogos com um tom militar.
Em contraponto, há inúmeros problemas de sincronia labial durante as animações demonstrando, assim, um desleixo da People Can Fly neste aspecto que, sem dúvidas, é essencial para imersão do jogador com a narrativa, em principal com os personagens. Além disso, outra falha, pelo menos na demo, é a quebra de imersão ocasionada por repetitivos cortes do momento de gameplay para as animações. Isso se agrava ainda mais quando em momentos desnecessários, como abrir portas, iniciar um diálogo ou pular de um lugar para outro, há também esses cortes. Infelizmente, esse problema torna a experiência menos imersiva e lerda, onde deveria ser algo contínuo e imerso.
“De fato, é notório o estigma que a People Can Fly herdou de Gear of War: Judgement.”
Quanto ao gameplay, a demo possui uma personalização que disponibiliza poucas opções de rostos, tipos de cabelos e cores. Dito isso, não se sabe se essa limitação foi algo intencional, para não mostrar todas as outras opções que o jogo disponibilizará no lançamento, ou de fato, o game só tem essas opções. Em seguida, Outriders não é um game de mundo aberto. Sua premissa de um game on service e cooperativo online está dentro de cenários limitados em exploração e isso se estende às ações do personagem dentro destes cenários, onde o mesmo não pode escalar ou pular, a não ser que o game permita.


Em adição, esta limitação é também vista na progressão dentro do gameplay. Dito isso, com base na minha experiência na demo, o game se limita a três pilares: Libere a área (eliminando hordas de inimigos ao estilo Gears of War), avance um pouco e pegue uma chave para abrir portas. Assim, esta é dinâmica presente em todas as missões que a demo disponibilizou. Se o jogo final será totalmente neste conceito, só saberemos no lançamento. Porém, o que a demo mostrou em suas 3 horas de duração transpareceu uma experiência repetitiva.
Gears of War + Destiny = Outriders. Afinal, é o grande aspecto do jogo.
Contudo, além das falhas que a demo transparece do game, ela também mostra que o título é uma grande junção do que há de bom em Gears of War e em Destiny. Assim, este casamento de dois conceitos bem estabelecidos nos games proporciona um gameplay frenético e estratégico ao mesmo tempo. Deste modo, unir estes dois conceitos torna o combate, embora se baseando apenas em hordas atrás de hordas, versátil e atípico para cada jogador com base na classe que você decidir escolher.


Quanto às classes, algo absorvido de Destiny, elas dão um tom mais estratégico ao gameplay e quebram totalmente a monotonia de estar atirando desfraldamento nos inimigos. Além do Piromante, temos: Tecnomante,Trapaceiro e Devastador, cada uma com suas habilidades e vantagens. Em adição, outro aspecto positivo dentro do mundo de Outriders, é o “Grau do Mundo”. Assim, este novo sistema de dificuldade dentro do game proporciona ao jogador uma nova experiência e recompensas conforme ele alcança um nível de dificuldade dentro do mundo do game. Deste modo, quanto maior for o “Grau do Mundo” – a qual você se encontra – maior será o desafio, mas também melhor você será recompensado com loots e coletas de itens.


Por fim, o mundo de Outriders oferece, além de missões principais, missões secundárias que visam prolongar nossa progressão. Bem com, estender um pouco da narrativa com eventos adversos. Particularmente, não deu muito para conhecer mais dessas histórias, assim, será algo que só teremos mais profundidade no game final.
“Deste modo, unir estes dois conceitos torna o combate, embora se baseando apenas em hordas atrás de hordas, versátil e atípico para cada jogador com base na classe que você decidir escolher”
De todo modo, a Demo de Outriders conseguiu expor tudo o que o game pretende ser quando for lançado no dia 1 de Abril de 2021. Se a People Can Fly tentará reverter algumas falhas presentes na Demo até o lançamento, não sabemos. Assim, espero que minhas impressões possam ser um norte na sua decisão de adquirir ou não Outriders.
Por fim, você jogou a Demo? Concorda ou discorda? Comente! Em seguida, acompanhe tudo que rola no mundo dos games clicando aqui.
Confira mais:
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury: O futuro da franquia? | Análise
SNK VS. CAPCOM: THE Match of the Millenium no Switch | Análise
Halo Infinite: Novas imagens destacam evolução dos gráficos
Playstation: Jogo de terror cancela sua versão para PS4 e chega ao PS5
PS Plus: Final Fantasy VII, Farpoint e Remnant estão chegando ao serviço em março!
PUBG: New State é o novo jogo da saga e promete ser evolução do Battle Royale – Veja o trailer
Kena: Bridge of Spirits ganha novo trailer INCRÍVEL e data de lançamento
Oddworld: Soulstorm ficará de graça na PS Plus de abril!
Crash Bandicoot 4 chega no PS5 com suporte 4K, 60 FPS
EA diz que futuro das suas franquias estará na mão de seus estúdios