

Eu me lembro que na época do PSOne eu usava muito meu console pra ouvir CDs. Eu não tinha aparelho de som, e o vídeo game rodar meus CDs favoritos era absurdo e sensacional, mesmo que o som saísse de minha TV de tubo, eu estava lá, ouvindo as músicas do System of Down, e achava aquilo algo de outro mundo. Como meu vídeo game conseguia rodar músicas? E ainda tinha aquela tela toda bacana com o equalizador enquanto a música tocava, no mesmo ritmo.
No entanto os tempos mudaram e eles conseguiram fazer ainda mais, como passar filmes, rodar streaming e mais, muito mais. Quase como computadores, os consoles viraram aparelhos multi media e não conseguir fazer algo com eles já é motivo de desvantagem. Até esta semana.
Apesar do PS4 ser uma máquina absurda, com 8GB GDDR5, um processador altamente potente, uma engenharia que está fazendo os desenvolvedores ficarem cheios de vontade de desenvolver pra ele, talvez o complexo seja mais importante que o simples para a Sony, ou ela está apenas tentando vender mais um serviço pra gente, além da PLUS obrigatória para se jogar online.
O fato é que nesta semana a Sony liberou um FAQ com diversas “novidades” sobre o que o PS4 poderá fazer ou não. Uma das possibilidades que antes era tida como certa é a de se ouvir mp3 através do console. No entanto, isso não será possível com o PS4.
Indo contra tudo e a todos, o PS4 não dará suporte à arquivos MP3, nem mesmo a CDs de áudio, e tudo fica ainda pior pelo fato de não ser possível realizar streaming a partir de um PC. Em outras palavras, a única maneira de se ouvir músicas no Ps4 é pelo serviço Sony Music Unlimited. O serviço também dá suporte a músicas customizáveis dentro dos jogos, mudando o soudtrack dos games quando disponível.
No entanto, sobre a capacidade de rodar Mp3 e trabalhar com streaming, a Sony diz que adoraria ouvir o feedback do consumidor, e que assim poderá “explorar as possibilidades”, o que dá dicas de que é possível que este cenário mude no futuro. A Sony ainda disse que estará anunciando “outros serviços de entretenimento” antes do lançamento do console, o que não tira do radar aplicativos de rádio pela internet – e muitos aplicativos de rádio funcionam muito bem pelos navegadores dos consoles. No entanto sua coleção pessoal de músicas está fora do PS4 e não tem como algo mudar isso no lançamento.
Isto cria a simples pergunta: Ouvir músicas em um console de vídeo game é algo importante? A possibilidade de usar os aparelhos para diversos fins é uma das grandes ofertas dessa geração, com vídeo games fazendo muitas coisas que antes só o PC faria, como oferecer a Netflix e até mesmo Facebook para diversos fins. Sua coleção pessoa de músicas é uma parte importante da experiência que um console pode te trazer? Você, como comprador de um PS4, sentiria falta dessa opção?
Comente! Deixe sua opinião!