

Na última segunda-feira (9), rumores alegavam que Scalebound, jogo da Platinum Games encabeçado por Hideki Kamiya — que dirigiu títulos incluindo Resident Evil 2 e Devil May Cry –, estava passando por dificuldades em seu desenvolvimento e poderia ser cancelado. Posteriormente, no mesmo dia, a Microsoft confirmou o cessamento da produção do jogo.
Após o anúncio, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, comenta que a decisão foi melhor para os usuários de Xbox One. Em resposta a um fã no Twitter, ele explica que foi uma decisão difícil, mas que “o resultado é melhor para os jogadores de Xbox“, dizendo ainda que o foco da companhia agora é o catálogo de 2017.
“Depois de uma cuidadosa deliberação, o Microsoft Studios decidiu terminar a produção da Scalebound “, disse a empresa através de um comunicado oficial. “Estamos trabalhando duro para oferecer uma incrível line-up de jogos para nossos fãs este ano, incluindo Halo Wars 2, Crackdown 3, State De Decay 2, Sea of Thieves, e outras ótimas experiências.“
De acordo com o site europeu Eurogamer, diversos funcionários do estúdios foram obrigados a tirar cerca de um mês de descanso, devido a intensidade e pressão do projeto. Depois do retorno dos membros, problemas relacionados a engine surgiram e prazos determinados passaram da data, o que levou a decisão final da Microsoft.
Embora não estejam mais trabalhando em Scalebound, parte da Platinum agora se encontra no desenvolvimento de NieR: Automata, que será lançado para PlayStation 4 em 7 de março, tendo uma versão de PC prevista para chegar em algum momento ainda deste ano.
A decisão da Microsoft de cancelar Scalebound não para de ser comentada pela internet, já que para muitos, foi uma decisão estranha e mal vista. Um jogo com tamanho potencial envolvendo duas empresas como a Microsoft e a Platinum Games poderia fazer muito sucesso e ser um grande atrativo para o catálogo do Xbox One, que fatalmente ficou muito mais fraco do que o esperado para 2017.