

A Konami confirmou que PES 2015 será lançado para a nova geração, marcando a transição da série que até o momento e em sua versão 2014, havia sido lançado apenas para PS3 e Xbox 360 (e PC). Porém, como muitos não imaginavam, o anúncio veio com uma surpresa.
Enquanto a EA se apressou para inserir FIFA na nova geração, com FIFA 14 sendo lançado nos dois novos consoles, a Konami preferiu dar atenção apenas à atual geração, e o resultado não agradou à todos. Então o que os fãs esperavam era um anúncio de uma nova versão, mais polida e com mais qualidade, e também que fosse lançado para o Xbox One e PS4. Entretanto, apesar de ter anunciado no Twitter um novo PES, a empresa apenas citou o PS4 como plataforma.
“PES 2014 não será lançado nos consoles da nova geração, mas você poderá esperar e ver PES 2015 em seu PS4.” – Twitter oficial de PES
Apesar da série ser multiplataforma há anos, a Konami está estranhamente relutante em confirmar uma versão para o Xbox One. “Nós realmente não temos qualquer informação sobre isso no momento, mas manteremos todos vocês informados”, informou o twitter oficial do jogo.
PES já foi um título exclusivo da linha Playstation, porém o último que recebeu este tratamento foi em 2003, com Pro Evolution Soccer 3 para PS2. Como os jogos da série costumam sair em setembro, ainda temos muito tempo para ver mais dessa novela acontecendo.
Imaginar que PES, com todos os problemas enfrentados nos últimos anos, possa vir a ser um jogo exclusivo, não é algo muito inteligente. Jogos anuais vivem das vendas a curto prazo, para que as pesquisas possam continuar e assim uma nova versão chegar ao mercado, no próximo ano, e PES possui um concorrente muito forte, e imaginar que FIFA venha a ter o mercado do Xbox totalmente em suas mãos é algo trágico para a Konami.
Eu particularmente não acredito que a versão de 2015 do futebol que um dia foi referência no esporte virtual venha a ser exclusivo. Mas sinceramente, após o fiasco da versão 2014, que nem é tão ruim assim, mas passou por muitos problemas com o online e alguns bugs, espero tudo vindo de PES.
Você acha que realmente isso pode vir a acontecer? PES 2015 como um exclusivo Sony, ao menos na nova geração? Comente!
Veja também
Análise: Pro Evolution Soccer 2014 – O Rei está de volta?
Análise: FIFA 14
FIFA 14 vende mais que PES 2014 no Brasil