Advertisement
Categorias: -NotíciasGamesIndie

Peter Molyneux: “Aproveitem a moda indie, pois não vai durar muito tempo”

Publicado por
Advertisement

Durante a Game Developers Conference (GDC 2014), Peter Molyneux, criador da série Fable, que não faz mais parte da desenvolvedora do game, comparou o sucesso dos jogos indies como Gone Home, Hotline Miami e Papers, Please aos tempos em que se programava jogos em casa.

“Isto é um ciclo. O que eu diria é, aproveitem este período, porque não vai durar,” disse Molyneux em entrevista com o CVG.

“Penso que não seremos todos indies durante os próximos cinco anos. É cíclico, tal como no setor da música. Existe um tempo em que ser Punk é que é bom, e depois há outro tempos, como agora, onde tudo é fabricado. Aproveitem, porque inevitavelmente durará muito pouco tempo.”

Molyneux acredita que as equipes formadas por poucas pessoas, terão a tentação de ser transformadas em equipas maiores, o que mudaria a sua criatividade.

“Caminhem por qualquer sala do hotel na GDC e olhem para as placas dos nomes das pessoas. Esta manhã vi três investidores a falar com desenvolvedores indies. Estavam a dizer ‘Aceite o meu dinheiro, quero investir na sua companhia!’ Essas equipes não se dão conta que terão de ir a reuniões, e lhes dirão ‘não, não façam isso, olhem para este jogo que está fazendo dinheiro'”.

“É muito parecido com os anos 80. Antigamente qualquer um podia criar um jogo que tivesse muito sucesso. Não havia fórmulas secretas ou algo escrito. Há uns anos todos tinham medo, grandes orçamentos e ‘a minha série é maior que a tua’. Tudo girava em torno de quem faria o próximo Call of Duty. Agora é a originalidade, a criatividade e o não ter medo.”

Molyneux ainda disse que se ele continuasse na Microsoft “estaria prejudicando a mim mesmo. Teria sido uma experiência horrível. Agora sinto que voltei a uma indústria que é fascinante e maravilhosa, e posso dizer maluquices como ‘Vamos criar um jogo que vai conectar 70 milhões de pessoas!'”

“Estávamos habituados a ter caminhos muito marcados para criar um jogo, que resultaram em Halo, Call of Duty e outros, mas agora deixamos tudo isso de lado. Os jogos que estamos em busca são coisas como Papers, Please que é brilhante.”

Sinceramente, não vejo como os indies serem algo cíclico ou com prazo de validade. Talvez muitos dos desenvolvedores que hoje são indies, deixem de ser, como aconteceu com a PopCap (que desenvolveu Plants Vs. Zombies) que hoje é da EA e acaba direcionando seus jogos para onde a gigante americana quer. Porém, com tantos outros desenvolvedores deixando as grandes companhias para justamente adentrar no mundo dos indies, como podemos dizer que a onda dos jogos indies vai acabar?

Claro, esta é apenas a opinião de Molyneux, um dos caras mais inteligentes do meio ao meu ver, mas desta vez acho que ele pode estar errado. E você? Comente, vamos conversar sobre o assunto!

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement