Seria este o início de uma nova saga em busca de troféus?
A Sony apresentou uma patente no final de novembro que analisa um processode emulação para desbloquear troféus em títulos mais antigos do PlayStation que originalmente não tinham o recurso.
A patente descreve como um processo de emulação pode acabar acionado por “um dispositivo cliente” que seria usado para detectar se os requisitos foram atendidos para desbloquear um ou mais troféus. Feito isso, o processo designaria esses troféus ao jogador.
A patente acaba especificamente destinada a “videogames lançados anteriormente ou vendidos” do PlayStation. Usando métodos atuais, os desenvolvedores de títulos que não tinham troféus teriam que modificar seusjogos para implementá-los. Para muitos dos títulos mais antigos, isso originalmente não seria possível, mas a nova patenteremoveria a necessidade de modificar os jogos.
O texto descritivo sobre a patente não mencionou se a tecnologia poderia acabar usada em outras situações, como adjudicar troféus inatingíveis, onde as questões na programação do jogo impediram que os jogadores desbloqueassem um troféu em um jogo, apesar de atender aos requisitos. Cabe ressaltar também que, infelizmente, alguns troféus não seriam possíveis de serem adquiridos em determinados jogos do PlayStation devido ao fechamento de servidoresmultiplayer.
Confira abaixo a nova patente:
Breve histórico da política de troféus:
Esse sistema de troféus acabou introduzido pela primeira vez em 2008, mas estava longe de ser comum. Ao contrário da política da Microsoft, onde todos os jogos do Xbox 360 possuíam conquistas, os troféus não eram obrigatórios em títulos de PlayStation até final de 2008. Desde então, todos os jogos enviados para certificação após 1º de janeiro de 2009 tiveram que incluir os troféus.
Ao todo, 275 títulos dos dois primeiros anos da vida da PlayStation 3 não possuem troféus, bem como jogos clássicos de PS1, PS2 e Playstation Minis (embora os chamados PS2 Classics no PS4 incluam-os).
Os troféus receberam recentemente uma revisão para o PlayStation 5, obtendo um recurso de rastreamentode progresso, novos gráficos e opções de compartilhamento e progressão de nível recalculado. Uma coisa que não esperamos que os jogos mais velhos fossem possíveis receber uma revisão semelhante, embora tenha em mente que isso apenas uma patente e pode não acabar aproveitada.
E você, jogaria novamente jogos do passado para obter troféus? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias Facebook; Twitter, Instagram.