Quem gosta de jogos de corrida nos videogames está acostumado com uma grande funcionalidade. Trata-se da linha pontilhada colorida, que indica quando e como entrar numa curva. Além é claro de mostrar o momento que devemos frear. Embora isso não exista na vida real, poderia ser uma grande forma de contribuir para melhores traçados em corridas pelo mundo a fora. E pelo visto, a Porshe está muito interessada em fazer isso dar certo.
Em uma parceria com a marca Way Ray, a Porsche anunciou uma tecnologia que será capaz de projetar informações do velocímetro, além de outras funções, no para-brisa do veículo. A Way Ray é uma empresa especializada no desenvolvimento deste novo tipo de display. Quase como se o para-brisa criasse uma realidade aumentada na pista. Contudo, neste caso, ela se chama “realidade holográfica aumentada”.
Assim, essa tecnologia vai permitir que o motorista se sinta dentro de um videogame. Então, através do para-brisa, ou o “head up display”, como é chamada a junção do para-brisa e da nova tecnologia, o motorista passa a ter um HUD de informações, exatamente como nos videogames. Entretanto, o mais impactante está na criação do traçado ideal e até mesmo um carro fantasma. Assim o motorista passa a ter uma referência para guiar o seu veículo.


Por enquanto a tecnologia só está sendo pensada para as competições de automobilismo. Contudo, seria algo muito bem-vindo para o mundo real também. Integrado a um GPS, o head up display poderia destacar acidentes, radares, obras, o próprio caminho do GPS sem precisar que o motorista tire sua visão da estrada.
Vale ressaltar que a Hyundai também está interessada no projeto. Assim, podemos dizer que o futuro dos carros terá como grande destaque o aprimoramento do desenvolvimento da realidade holográfica aumentada em sistemas de navegação por satélite. E isso tudo não deve demorar a chegar. A Hyundai quer começar a produzir carros com essa tecnologia já em 2020.
E você, o que achou dessa grande ideia? Pode dar certo? Comente!
Fonte: Uol Carros