
A companhia de segurança de informação mundialmente famosa, Kapersky Lab, vem monitorando os ataques dos hackers aos mais recentes consoles da nova geração Playstation 4 e Xbox One, e os dados são simplesmente assombrosos: ao que tudo indica houveram mais ou menos 34 mil ataques por dia. No geral, a Kapersky confirma que por volta de 4,6 malwares diferentes são realizados e direcionados aos sistemas dos jogos.
Veja também: Microsoft lança nova atualização de firmware para Xbox One
David Emm, Investigador de Segurança Sênior da Kapersky Lab, divulgou o seguinte comunicado:
Nós apenas vimos dois dos maiores lançamentos de consoles da história, com o Playstation 4 e Xbox One. Isso significa que haverá muitos gamers nos alvos dos criminosos, especialmente nas máquinas da Sony e Microsoft que cada vez mais utilizam a Internet para obter uma experiência mais completa. E não podemos esquecer o PC, que é ainda a plataforma mais popular de games da atualidade e o algo favorito dos cyber bandidos.
De todos os ataques a games na Europa, a Espanha é a que mais sofre com mais ou menos 138,786 ataques; logo em seguida vem a Polônia com 127,509, depois a Itália ocupando terceiro lugar com 75,080.
Em sua maioria, esses hackers tentam pegar usernames e senhas para logar nos sistemas, e depois vender no submundo do mercado negro.
Veja também: Funcionários da Foxconn podem estar vendendo peças do PS4 na internet
Depois do episódio de interrupção da Playstation Network, claramente os usuários estão mais cautelosos a essas ameaças, embora a proteção ainda é confiada aos donos das plataformas – Sony, Microsoft e Nintendo, já que nenhuma espécie de defesa e antivírus podem ser instaladas pelos usuários dos videogames.
A Kaspersky Lab aconselha os jogadores sobre como evitar este tipo de problema, recomendando a utilização de senhas difíceis e variadas, a seleção cuidadosa dos amigos online e a realização de downloads de fontes seguras e oficiais.
Nesse mundo capitalista todo mundo quer levar o seu, poucos honestamente e muitos de maneira desleal. Levados pela facilidade de adquirir informações sigilosas de usuários, podendo lucrar e muito com isso, essa galera não vai parar tão facilmente, e é por isso que as empresas precisam tomar iniciativas agressivas para combater a criminalidade virtual, porque nós pobre coitdas, pagamos impostos, “abusivos” diga-se de passagem, trabalhamos que nem uns loucos e ainda assim somos os mais prejudicados com essa história. Já dizia o velho poeta – Sad but True.
E vocês meus amigos Combonautas, o que acharam dessa notícia? O que dizer sobre esses ataques? Compartilhem e comentem suas ideias.
Veja também: Microsoft dá Killer Instinct de presente para alguns assinantes da Live