



O site Digital Foundry, que realiza testes diversos com aparelhos e games, diz que de acordo com a documentação interna da Sony sobre o PS4, que vazou de uma “fonte de desenvolvimento”, o console reserva 3.5GBs de seus 8GBs de memória apenas para o sistema operacional, deixando os desenvolvedores com 4.5GBs para trabalhar nos jogos, valor menor que o reservado pelo Xbox One.
No entanto, citando outras fontes próximas da Sony, estes 4.5GBs podem alcançar 5.5GBs dependendo do quanto de memória o sistema operacional precisar para rodar os games ou as aplicações. No kit atual, os desenvolvedores aparentemente podem mudar o perfil do uso da memória de maneira manual, mas estão usando apenas 4.5GBs, talvez por ainda não conhecerem o sistema.
Comparando esta nova informação com o Xbox One, que de acordo com as últimas notícias reserva 3GB para o sistema operacional, oferecendo 5GBs para o desenvolvimento dos games, faz parecer que o console da Microsoft possui alguma vantagem, mas os testes da Digital Foundry chegaram a conclusão que o tipo de alocação realizada pelo sistema operacional do console da Microsoft é rígida, enquanto que o da Sony é flexível. Isto quer dizer que, conforme a Sony avança no desenvolvimento de seu sistema operacional, com futuras atualizações, a quantidade de memória disponível para o desenvolvimento pode ser muito maior, enquanto que o da Microsoft não muda.
Pelo que podemos ver, o uso de 1GB para o sistema operacional do console da Sony, anunciado antes da E3 não é a real verdade, mas pode ser alcançado com o tempo, e talvez seja o objetivo da empresa. Mesmo assim o fato da memória ser flexível traz grande vantagem, se assemelhando bastante com o tipo de técnica utilizada nos PCs, mas geralmente quando um sistema muda no computador, ele usa mais memória, e não menos, não é Windows?
O que você acha disso, a Sony perde muito com essa nova informação?
